Inatel será homenageado pela Assembleia nesta segunda (7)

Reunião Especial de Plenário comemora 50 anos do Instituto Nacional de Telecomunicação, referência no Sul de Minas.

04/03/2016 - 12:58

O Instituto Nacional de Telecomunicação (Inatel), que completou no ano passado 50 anos de sua fundação, será homenageado nesta segunda-feira (7/3/16), às 20 horas, em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na ocasião, seu diretor, Marcelo de Oliveira Marques, receberá uma placa comemorativa da data. A solenidade atende a requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e deve contar ainda com a presença do deputado federal Bilac Pinto (PR-MG).

Dalmo Ribeiro Silva ressalta a importância em reconhecer o trabalho da instituição. "É um grande prazer poder valorizar o trabalho de uma instituição como o Inatel que, além de proporcionar o desenvolvimento intelectual dos seus alunos, contribui para o desenvolvimento econômico do Vale da Eletrônica. Durante quase 20 anos de vida parlamentar, sempre trabalhei em prol do fortalecimento desta prestigiada instituição e da região onde ela nasceu", afirmou.

O parlamentar lembra a Lei 16.296, de 2006, originada de projeto de sua autoria, deu origem ao chamado Vale da Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas), onde o Inatel está instalado. "O Inatel forma profissionais atuantes nas áreas desta cadeia produtiva instalada no Sul de Minas e que abastece o Brasil e o mundo", completou.

Fundado em 31 de março de 1965, o Inatel foi a primeira instituição de ensino do país a oferecer um curso superior de Engenharia tendo como foco a àrea de telecomunicação. Hoje é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia. A instituição oferece cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, atuando como uma extensão das áreas de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) das empresas com as quais mantém parceria, por meio do serviço Inatel Competence Center (ICC), atendendo assim às necessidades do mercado tecnológico.

Na área social, entre suas iniciativas está o programa Cas@Viva, mantido pelo instituto, que oferece alfabetização tecnológica para inclusão social de alunos de baixa renda da rede pública de ensino de Santa Rita do Sapucaí, voltado sobretudo para alunos do ensino fundamental e médio.