Foi informada, na Reunião Ordinária de Plenário, a constituição do Bloco Compromisso com Minas Gerais e do Bloco Minas Melhor

Nova composição de bloco é comunicada em Plenário

Indicações de lideranças também foram informadas na Reunião Ordinária desta quarta-feira (17).

17/02/2016 - 18:10 - Atualizado em 17/02/2016 - 18:37

Diversas comunicações sobre a constituição de blocos parlamentares e indicações de lideranças foram feitas nesta quarta-feira (17/2/16), na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Uma delas é sobre a nova composição do Bloco Compromisso com Minas Gerais, integrado pelas representações partidárias PV, PSD, PTN, PSC, PPS, PHS, PMN, PTC, PEN e Rede. O PSB deixa o bloco. Também foi indicado o nome do deputado Agostinho Patrus Filho (PV) para líder do referido agrupamento.

Outra comunicação foi feita pelas bancadas do PT e do PMDB e pelas representações partidárias PR, PTdoB, PRB e Pros, sobre a constituição do Bloco Minas Melhor. O deputado Rogério Correia (PT) comunicou sua indicação para líder do mesmo bloco.

Já o deputado Vanderlei Miranda (PMDB) comunicou sua indicação para líder da Maioria e o deputado Gustavo Valadares (PSDB) informou sua indicação para líder da Minoria.

Nelson Hungria - Um grupo formado por familiares de presidiários da Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ocupou as galerias do Plenário e, após o fim da Reunião Ordinária, foi recebido no Auditório pelo deputado Rogério Correia (PT).

Foram relatados supostos casos de ameaça e tortura que agentes penitenciários do Grupo de Intervenção Tática (GIT) teriam cometido contra os presos. A representante dos familiares, Cláudia Aparecida Juscelino, disse que a situação se tornou frequente nos últimos quatro meses. Ela pediu a contribuição da ALMG para resolver a questão.

Em resposta, Rogério Correia destacou que os presos têm direitos estabelecidos em lei e que tortura é crime. O deputado disse que vai apresentar requerimento para a realização de audiência pública sobre o assunto na Comissão de Direitos Humanos e pediu a presença do grupo na próxima reunião ordinária dessa comissão, às 9 horas da próxima quarta-feira (24).

Consulte o resultado da reunião.