Os produtos de alimentação foram os que mais contribuíram para o aumento médio geral - Arquivo/ALMG

Produtos de supermercado têm aumento de 1,88%

Procon Assembleia pesquisou preços em 16 supermercados da RMBH, entre dezembro de 2015 e janeiro deste ano.

14/01/2016 - 11:32

Uma pesquisa realizada pelo Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 16 supermercados da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) apontou que, entre os meses de dezembro de 2015 e janeiro deste ano, houve um aumento de 1,88% no preço médio dos produtos. Entre os 159 itens pesquisados, 99 tiveram aumento, 56 apresentaram redução e quatro produtos não sofreram variações de preço.

Consulte a pesquisa completa de preços em supermercados.

Os produtos de alimentação foram os que mais contribuíram para o aumento médio geral de preços, seguidos pelos itens de limpeza e de higiene. No geral, os produtos alimentícios tiveram um aumento de 2,01% e as principais elevações foram constatadas no preço do feijão carioquinha tipo 1 Galante, de 1 quilo (14,98%), e no achocolatado Nescau, de 400 gr (11,71%).

Nos itens de limpeza, os aumentos mais expressivos foram para as águas sanitárias Brilhante Multiuso, de 2 litros (14,09%), e Santa Clara, de 2 litros (11,28%). No geral, esses produtos tiveram aumento de 1,83%.

Já os produtos de higiene, que apresentaram aumento médio de 1,35%, as maiores altas foram no preço do papel higiênico Personal Vip Neutro, de oito unidades, folha dupla (12,90%), e no sabonete comum Palmolive, de 90 gr (4,69%).

Reduções - Os produtos de supermercado que tiveram reduções de preço mais expressivas foram o óleo de soja Soya, de 900ml (6,97%); o papel higiênico de 30 metros Personal Neutro, de 8 unidades, folha simples (5,95%); e o desinfetante Pinho Bril, de 500 ml (16,64%).