Parlamentares elogiaram o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes, que agradeceu a oportunidade de liderar os trabalhos do Parlamento mineiro

Parlamentares fazem avaliação positiva do ano legislativo

Deputados da situação e da oposição avaliam bem os trabalhos na última reunião de Plenário do ano.

18/12/2015 - 14:02 - Atualizado em 18/12/2015 - 16:30

O balanço do ano foi considerado positivo pelos parlamentares da situação e da oposição que subiram à tribuna na última reunião de Plenário neste ano. Na Reunião Solene desta sexta-feira (18/12/15), o clima foi amistoso e sobraram elogios ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), que agradeceu a oportunidade de liderar os trabalhos do Parlamento mineiro.

O deputado Fred Costa (PEN), por exemplo, agradeceu ao presidente por ter garantido à oposição o direito de manifestação em todos os momentos do processo legislativo. O deputado Sargento Rodrigues (PDT) exaltou essa característica democrática do líder, mas focou seu discurso nas recentes decisões judiciais que incriminam supostos beneficiados do esquema chamado de “mensalão mineiro”. Ele disse ser favorável à punição de todos os envolvidos, mas salientou a surpresa ao saber que parlamentares que eram da oposição na época também teriam recebido propinas.

Alguns deputados, como Duarte Bechir (PSD) e Rogério Correia (PT), destacaram a instabilidade política no cenário nacional e afirmaram que a situação é ruim para todos. Rogério Correia disse, porém, estar confiante, em função dos sinais observados esta semana que tenderiam a garantir a continuidade do atual governo. Ele citou, por exemplo, o julgamento do Supremo Tribunal Federal que decidiu os rumos do processo de impeachment. “Depois, Dilma terá que fazer sua parte e mudar a política econômica”, disse.

Os deputados Doutor Jean Freire (PT) e Geraldo Pimenta (PCdoB) elogiaram a postura do atual governo, que teria aumentado o espaço de participação popular. Já Professor Neivaldo (PT) exaltou conquistas na área da educação, como o acordo para aumento dos salários dos professores da rede estadual. Outros parlamentares, como as deputadas Geisa Teixeira (PT) e Celise Laviola (PMDB), e os deputados Tito Torres (PSDB) e Wander Borges (PSB), agradeceram o engajamento dos parlamentares e dos servidores da ALMG durante o ano legislativo.

Protestos – Trabalhadores da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em greve desde o dia 25 de novembro, encheram as galerias do Plenário e protestaram diante das falas elogiosas à atual gestão. O presidente da ALMG, Adalclever Lopes, colocou-se à disposição para recebê-los e encontrar soluções para os impasses apresentados. O encontro foi logo depois da reunião do Plenário, no início da tarde.