Deputados aprovam requerimentos em reunião desta quinta (17)

Comissão de Educação aprova requerimentos de audiências

Uma das solicitações é para debater a situação funcional e a carreira dos professores da Unimontes.

17/12/2015 - 13:10 - Atualizado em 17/12/2015 - 18:56

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerias (ALMG) aprovou, nesta quinta-feira (17/12/15), uma série de requerimentos para a realização de audiências e visita. Um deles, solicitado pelo deputado Rogério Correia (PT), é para que se debata em audiência a situação funcional e o desenvolvimento na carreira dos professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), aprovados em concurso de 2014.

Outro requerimento, do deputado Isauro Calais (PMN), é para que se discuta a situação que envolve a reforma do Grupo Central, que abrigava a escola Estadual Delfim Moreira. O deputado Antônio Jorge (PPS) também teve requerimento aprovado, para a realização de audiência conjunta com as Comissões de Saúde e de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo (que a partir de fevereiro de 2016 passa a se chamar Comissão de Desenvolvimento Econômico), para discutir estratégias de fomento para o crescimento do setor de Biotecnologia e Ciências da Vida e melhorar a competitividade das empresas. O deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), por sua vez, solicita a realização de reunião para discutir a Base Nacional Comum Curricular.

Outros quatro requerimentos, de autoria do deputado Paulo Lamac (Rede), foram aprovados: para debater em audiência o encaminhamento do Programa Valores de Minas; para que se apresente em reunião a iniciativa do 49° Batalhão da Polícia Militar de Venda Nova, pela realização do Projeto Debutantes da Paz; para a realização de visita à Escola Estadual Rodrigo de Castro Moreira Pena, em Santa Bárbara, para conhecer o Projeto Viramundo; e para que a coordenadora do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, professora Sílvia Maria Contaldo, exponha à comissão as perspectivas do referido programa, em face da possibilidade de redução de verbas em 2016.

Os deputados também aprovaram o relatório da visita realizada no dia 25 de novembro à Escola Estadual Ordem e Progresso. Na conclusão do documento, os parlamentares apontaram como viável a manutenção do turno noturno na escola, ainda que com número reduzido de turmas.