Comissão das Barragens visita Barra Longa
Município foi atingido pela lama da barragem do Fundão, da Samarco, que se rompeu em Mariana, no início de novembro.
14/12/2015 - 15:56Nesta terça-feira (15/12/15), deputados da Comissão Extraordinária das Barragens visitam o município de Barra Longa (Zona da Mata), a 170 quilômetros de Belo Horizonte, para averiguar as consequências do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (Região Central do Estado), para as famílias que vivem no local. A visita acontece a partir de 14 horas e atende a requerimento do presidente da comissão, deputado Agostinho Patrus Filho (PV).
A Comissão Extraordinária das Barragens foi criada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) após a tragédia de Mariana, no início de novembro, com o objetivo de acompanhar seus desdobramentos e analisar a situação de outras barragens de rejeito mineral no Estado.
Em Barra Longa, assim como no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, muitas casas foram inundadas e danificadas pela lama impregnada de rejeito de minério. Muitos animais morreram em consequência da tragédia, principalmente gado. Apesar disso, a assistência às famílias dessa localidade demorou mais. Apenas na última sexta (11) a mineradora Samarco, proprietária da barragem do Fundão, anunciou a entrega de cartões de auxílio financeiro a 50 famílias que perderam sua fonte de renda em Barra Longa.
O benefício oferecido pela empresa é de um salário mínimo, acrescido de 20% desse valor por dependente, mais uma cesta básica de R$ 338,61. Nesse primeiro pagamento, a Samarco informou que o valor será retroativo ao dia 5 de novembro, dia do rompimento da barragem. Outras famílias prejudicadas, em Mariana, já haviam recebido o cartão.