Delegada é convocada para audiência na ALMG

Ausência em reunião anterior provocou a medida tomada pela Comissão de Segurança Pública. Reunião será na quarta (16).

11/12/2015 - 10:34

A delegada de Polícia Civil, Cleide de Oliveira Fiorillo, foi convocada a participar de audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (16/12/15). A servidora, que responde pelos municípios de Jequeri, Rio Casca e São Pedro dos Ferros (todos localizadas na Zona da Mata), não compareceu à reunião realizada na quinta-feira (10), o que motivou a convocação. O requerimento para a atividade, marcada para o Plenarinho II, às 9h30, é do presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), e dos deputados João Leite (PSDB) e Cabo Júlio (PMDB).

Sargento Rodrigues explica que recebeu uma denúncia de que, em 1º de dezembro deste ano, dois homens foram detidos pela Polícia Militar de Minas Gerais (PM) em São Pedro dos Ferros, portando arma de fogo com numeração raspada. Apesar de terem sido conduzidos, a delegada, sem sequer comparecer à delegacia, teria liberado os detidos pelo telefone. Menos de 24 horas depois, os mesmos homens foram novamente detidos pelos mesmos policiais, desta vez conduzindo veículo roubado.

Diante do fato e da ausência dos convidados, foram convocados, além da denunciada, o comandante da 21ª Companhia Independente de Polícia Militar de Minas Gerais de Ponte Nova/MG, major PM Luiz Faustino Marinho Júnior; os membros da 21ª Companhia Independente de Polícia Militar de Minas Gerais de São Pedro dos Ferros, 3º sargento PM Luciano Rodrigues Meira e cabo PM Gilmar Santos Silva; e a escrivã da 26ª Delegacia de Polícia Civil de Rio Casca, Karina Conrado de Souza.

Convidados – A comissão convidou, ainda, a chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Andrea Claudia Vacchiano; o corregedor-geral de Polícia Civil de Minas Gerais, Helbert Alexandre do Carmo; a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Nivia Mônica da Silva; o presidente da Associação de Servidores do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (Ascobom – Contagem/MG), sargento BM Alexandre Rodrigues; o presidente da Associação Central Única dos Militares Estaduais de Minas Gerais (Cume), 3º sargento PM Walter Carvalho de Souza Fagundes; o presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra-PM/BM), 3º sargento PM Marco Antônio Bahia Silva; e o presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros Militares de Minas Gerais, cabo BM Álvaro Rodrigues Coelho.