Também foi aprovado pedido de reunião para entregar votos de congratulações a entidades

Deputados querem verificar situação de animais em Mariana

Informação é de que existem animais agonizantes, ilhados e em situação de risco em função do rompimento de barragem.

26/11/2015 - 17:13

Deputados da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) querem verificar a situação dos animais que sofreram e ainda sofrem com o rompimento da Barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (Região Central do Estado), no último dia 5 de novembro. Requerimento do presidente da comissão, Noraldino Júnior (PSC), do deputado Leandro Genaro (PSB) e da deputada Ione Pinheiro (DEM) para uma visita em conjunto com a Comissão Extraordinária das Barragens, naquele município, foi aprovado na reunião desta quinta-feira (26/11/15).

Noraldino Júnior explicou que ainda existem muitos animais vivos e em risco na região. Segundo o parlamentar, são três as situações: animais que estão atolados e agonizando, os que estão ilhados e aqueles que estão no entorno dos alagamentos e correm perigo de também se atolarem. “Ainda não conseguimos calcular quantos animais perderam as vidas. Já podíamos ter salvados muitos, mas ainda podemos resgatar os que ainda estão vivos”, apelou o deputado.

Com essa preocupação, a comissão também vai enviar pedidos de providências ao Grupo Estadual de Defesa da Fauna (Gedef) do Ministério Público (MP) de Minas Gerais para que exija que a retirada de animais seja incluída nos planos de evacuação das comunidades em risco. Também sugere que na cobrança dos responsáveis seja incluída a “compensação animal” para minimizar os danos causados com as perdas em acidentes e tragédias semelhantes.

O presidente da comissão também apela ao MP e aos órgãos governamentais que garantam apoio técnico para socorrer os animais sobreviventes. Ele relatou que o trabalho de resgate tem sido feito por protetores e defensores de animais, de forma voluntária, mas com pouca tecnologia. Ele sugere que a Samarco/Vale/BHP, empresas responsáveis pelo desastre, financie os gastos com esses resgates e tratamento. “Muitos precisam ser içados”, exemplifica.

Reconhecimento – Durante a reunião, também foi aprovado requerimento do deputado Noraldino Júnior e da deputada Ione Pinheiro para a realização de audiência pública para a entrega de diplomas referentes a votos de congratulações a entidades de proteção de animais. Serão homenageadas dez instituições que se dedicam a trabalhar pelos direitos e bem-estar dos animais: Associação Brigada Planetária em Defesa do Meio Ambiente, Associação Cão Viver, Associação Sabarense Protetora de Animais e da Natureza, Instituto Vivendi, Movimento Mineiro Pelos Direitos dos Animais, ONG Anjos da Guarda, Projeto Proteger, Sociedade Protetora dos Animais Vida Animal, Projeto Adoto Sim e ONG Asas e Amigos da Serra.

Consulte o resultado da reunião.