Deputados aprovaram diversos requerimentos de audiências públicas na manhã desta terça-feira (24)

ALMG quer ouvir IML sobre identificação de corpos em Mariana

Parlamentares estão preocupados sobre dificuldade em identificar corpos encontrados no rompimento das barragens.

24/11/2015 - 13:53

A dificuldade do Instituto Médico Legal (IML) na identificação dos corpos encontrados no desastre do rompimento das barragens, em Mariana (Região Central), no último 5 de novembro, será tema de audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Requerimento nesse sentido, de autoria dos membros da comissão, foi aprovado na reunião da manhã desta terça-feira (24/11/15). Além do diretor do IML, foi convidado também o diretor-geral do Instituto de Criminalística.

A tragédia em Mariana também será tema de outra audiência pública da comissão conjunta com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Comissão Extraordinária das Barragens. De autoria do presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), o objetivo é colaborar na solução quanto ao impacto ambiental e promover o apoio às vítimas, considerando a força-tarefa com a participação do Bombeiros Militares do Estado, Defesa Social e Exército.

Também foi aprovada visita ao município de Mariana, devido ao rompimento de barragens de rejeitos da Mineradora Samarco, que afetou, principalmente, o distrito de Bento Rodrigues. Os autores são os deputados Sargento Rodrigues e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

O deputado Sargento Rodrigues também teve requerimento aprovado para convidar o sargento Flávio Donizetti Godoi dos Santos, responsável pelo desenvolvimento do projeto de videomonitoramento para auxiliar na fiscalização e repreensão de crimes ocorridos em instituições bancárias, como as explosões de caixas eletrônicos. Ainda do parlamentar, foi aprovada realização de audiência pública para debater e solicitar as providências necessárias à agilidade na apuração dos últimos crimes de latrocínio ocorridos no Estado.

Também do parlamentar, foi aprovado requerimento para realizar audiência pública em Abre Campo (Zona da Mata), a partir de denúncia recebida de aumento da violência na zona rural da cidade. Outro requerimento de Rodrigues solicita audiência pública, em São Joaquim de Bicas (Região Metropolitana de Belo Horizonte), para debater e solicitar providências com relação à segurança pública.

Também do parlamentar, a comissão vai promover audiência para obter esclarecimentos sobre denúncias de desvio de recursos, favorecimento de presos, venda de vagas, superfaturamento de notas fiscais de prestadores de serviços, entre outras, ocorridas na Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados.

O parlamentar também teve requerimento aprovado para, em audiência pública, obter informações quanto à atuação da Subsecretaria de Administração Prisional, especificamente quanto ao planejamento e execução de políticas públicas, assim como sobre ações preventivas e repressivas para vistoriar, buscar e impedir a entrada de drogas, armas de fogo, aparelhos celulares, aparelhos cortantes e outros nas unidades prisionais do Estado.

Outro requerimento aprovado, de autoria dos deputados Sargento Rodrigues e João Leite (PSDB), solicita a realização de visita ao canil da Polícia Civil para averiguar as condições daquele estabelecimento.

Segurança no interior preocupa comissão

Da deputada Ione Pinheiro (DEM), foi aprovado requerimento para debater, em audiência pública, a situação em que se encontra o bairro Jardim Riacho das Pedras, em Contagem, diante de vários assaltos, alguns seguidos de sequestro, vividos pelos moradores, comerciantes, especialmente nas proximidades do Colégio Santo Agostinho. Também da parlamentar, foi aprovado requerimento para realizar audiência pública em Vespasiano (Região Metropolitana de Belo Horizonte) para debater sobre a segurança pública no município.

O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) também teve requerimento aprovado para debater, em audiência pública, a segurança nos municípios de Liberdade, Passa Vinte, Bocaina de Minas, Carvalhos e Bom Jardim de Minas, todas no Sul de Minas. Também do parlamentar, foi aprovado requerimento para realização de debate público com a finalidade de discutir o tema Ciclo Completo da Polícia.

Do deputado Ivair Nogueira (PMDB), foi aprovado requerimento para debater a criminalidade no distrito de São Sebastião das Águas Claras, em Nova Lima.

Dos deputados Antônio Carlos Arantes (PSDB), Sargento Rodrigues, Cabo Júlio (PMDB) e João Leite foi aprovada a realização de audiência pública em Alpinópolis para discutir o aumento da criminalidade na região Sul do Estado, em especial das explosões de caixas eletrônicos e dos roubos em propriedades rurais e urbanas daquele município.

A pedido do deputado Douglas Melo (PSC), a comissão vai promover ainda reuniões para entrega de votos de congratulações. Uma para o tenente-coronel de Sete Lagoas (Região Central), Antônio Librelon de Oliveira, pelo trabalho desenvolvido no comando militar da cidade. Também de Sete Lagoas, será entregue voto de congratulações ao delegado regional da Polícia Civil, Juarez Ferreira da Luz. Outra reunião será para o coronel da PMMG de Curvelo, Gilmar Prates Teixeira, pelo trabalho feito à frente da 14ª Região da Polícia Militar (RPM).

Consulte o resultado da reunião.