Um dos requerimentos aprovados é sobre o início do “tarifaço” em Nova Lima, que se trata de aumento do valor do IPTU do município

Riscos decorrentes do período chuvoso pautam audiências

Comissão de Assuntos Municipais aprovou ainda visita a áreas da Capital atingidas por forte chuva no dia 28 de outubro.

24/11/2015 - 13:38

Dados da Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apontam que o período chuvoso na Capital é compreendido entre os meses de outubro e março, e o órgão desenvolveria programas específicos de preparação e prevenção de desastres decorrentes das chuvas. O deputado Fred Costa (PEN), preocupado com essa época chuvosa na cidade, apresentou três requerimentos, todos aprovados na reunião da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (24/11/15).

Os dois primeiros pedem audiências públicas. Uma vai debater as ações da PBH para prevenir e combater inundações durante a temporada de chuvas na Capital; a outra, conjunta com a Comissão Extraordinária das Águas, vai discutir o Plano de Atendimento o Período Chuvoso da PBH. Do mesmo parlamentar é o requerimento para que a comissão realize visita às áreas da cidade atingidas pelas chuvas do dia 28 de outubro.

Ainda do deputado Fred Costa foram acatados quatro requerimentos de reuniões. Em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o parlamentar solicitou duas audiências: uma sobre a tragédia ocorrida com o rompimento da barragem de rejeito de minério da empresa Samarco, em Mariana (Região Central do Estado), ocorrido no dia 5 de novembro; outra para discutir a privatização dos parques públicos de BH. Com a Comissão de Cultura, ele quer debater as atividades do Ballet Jovem da Fundação Clóvis Salgado. Por fim, com a Comissão de Saúde, propõe avaliar problemas relacionados ao fornecimento de medicamentos para tratamento de epilepsia.

O deputado Fred Costa também aprovado teve requerimento de audiência sobre a situação do Condomínio Residencial Doutor Valdemar Diniz Henrique, localizado no bairro Horto, na Capital; e sobre o início do “tarifaço” em Nova Lima (RMBH), que se trata de aumento do valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Segundo o parlamentar, esse incremento seria para cobrir o déficit orçamentário.

O último requerimento aprovado na reunião é assinado pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que requer audiência com a presença dos presidentes das associações microrregionais dos municípios sobre as ações e planos de trabalho para 2016.

Alerta - Na reunião, o deputado Dalmo Ribeiro Silva chamou a atenção sobre o excessivo número de requerimentos de audiências públicas que têm sido apresentados, sem que os autores estabeleçam prioridades ou avaliem a capacidade da comissão de efetivar esses pleitos.

Destacando estar preocupado com essa situação, ele solicitou ao presidente, deputado Wander Borges (PSB), que alerte os parlamentares para que estabeleçam prioridades, a fim de evitar que a comissão não tenha condições de concretizar a audiências aprovadas em razão de sobrecarga, exatamente por causa do indiscriminado número de proposições.