Reciclagem de veículos é tema de reunião de três comissões
Trabalho, Turismo e Meio Ambiente se reúnem na quarta (25) para enfocar proposta de centro de reciclagem em Igarapé.
20/11/2015 - 16:44Três comissões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúnem nesta quarta-feira (25/11/15), às 10h45, no Plenarinho I, para tratar de um tema que se reveste de uma importância cada vez maior na atualidade: a reciclagem. As Comissões do Trabalho, da Previdência e da Ação Social; de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo; e, ainda, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vão discutir a situação da reciclagem automotiva, de veículos leves e pesados, e seus impactos econômicos, trabalhistas e ambientais.
O requerimento é do deputado Geraldo Pimenta (PCdoB). Segundo informações do seu gabinete, na reunião será apresentado um projeto para montagem de um Centro de Reciclagem de Veículos (CRV), em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto foi desenvolvido pelo Grupo Sada, de Betim (RMBH), que tem como presidente o empresário e ex-deputado federal Vittorio Medioli, o qual foi convidado para a audiência.
Frete único - Medioli inclusive já apresentou a proposta ao governador de Minas, Fernando Pimentel. Em linhas gerais, a ideia é fazer a compensação de tributos estaduais e federais (como o IPI) com incentivos permanentes ao comprador de veículo novo que entregar o usado, com mais de 20 anos, para reciclagem. Segundo o empresário, o projeto aponta para a redução do custo da logística, o que seria viabilizado, entre outras medidas, com a criação de um frete único: o mesmo caminhão que vai levar os carros zero deve voltar com os usados e os levar para o centro de reciclagem.
De acordo com o empresário, o projeto de reciclagem vai estabelecer uma data de validade para a frota nacional e terá grande impacto econômico e socioambiental, com elevação das vendas anuais em até 1 milhão de veículos e crescimento do PIB em até 2%. Ele informa que o Centro de Reciclagem de Veículos demandará investimentos de cerca de R$ 90 milhões.
Convidados - Para a reunião desta quarta (25), foram convidados, além de Vittorio Medioli, os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir de Araújo Rôso Filho; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Sávio de Souza Cruz; e de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão; o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Marco Aurélio Crocco Afonso.
Representando o setor produtivo, foram chamados o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior; as representantes da Usiminas, Maria Helena Gomes Pereira Fonseca (especialista da Área de Meio Ambiente) e Lígia Maria Gonçalves Braz (advogada); e pelo movimento sindical, os presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas, João Alves de Almeida; e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/MG), Marcelino Orozimbo da Rocha.