Comissão vai discutir programa que amplia acesso à internet

Comissão de Educação debate programa Cidades Digitais, do Governo Federal, na quinta-feira (26), às 9h30.

20/11/2015 - 12:36

Na próxima quinta-feira (26/11/15), a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai debater o Programa Federal Cidades Digitais e as medidas para fortalecer e efetivar a implantação do referido programa no Estado. De autoria do deputado Paulo Lamac (PT), a reunião será às 9h30, no Plenarinho IV.

O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Uma das frentes de atuação do programa é oferecer acesso à internet para uso gratuito em espaços públicos. A partir de 2016, entretanto, o programa, que é ligado ao Ministério das Comunicações, será reestruturado de forma que o seu financiamento não dependa mais de recursos orçamentários, mas sim de recursos provenientes de emendas parlamentares.

Segundo o gabinete do deputado Paulo Lamac, a reunião é importante para dar mais publicidade às mudanças pelas quais o programa vai passar, sendo também uma oportunidade de articular os municípios, alinhando suas demandas com relação ao Cidades Digitais.

Foram convidados o diretor-geral do Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Politica Urbana, José Francisco Vieira Seniuk; o diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemg), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Paulo de Moura Ramos; o diretor do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Américo Tristão Bernardes; o diretor Comercial da Telebras, Arthur Achilles Dayrell Santos; o diretor-presidente da Cemig Telecom, Aloisio Marcos Vasconcelos Novais; e o coordenador Cidades Digitais da Superintendência de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Marco Cordoni.