Audiência aborda mudança na emergência do Odilon Behrens

Comissão de Saúde da Assembleia vai debater transferência do setor de urgência e emergência do hospital para UPA.

20/11/2015 - 12:33

Para debater o fechamento do setor de emergência do Hospital Municipal Odilon Behrens, em Belo Horizonte, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove audiência pública nesta quarta-feira (25/11/15), às 15 horas, no Plenarinho IV. O autor do requerimento para realização da reunião é o deputado Iran Barbosa (PMDB).

O Hospital Odilon Beherns localiza-se na rua Formiga, 50, no Bairro São Cristóvão, região Noroeste da Capital. Recentemente, a prefeitura determinou a transferência do setor de urgência e emergência da instituição para a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste II, anexa ao prédio, com entrada pela Rua Saldanha Marinho.

A medida não foi bem recebida por profissionais de saúde que trabalham no local e por usuários. Eles afirmam que o número de leitos será reduzido, prejudicando o atendimento. Em razão dos questionamentos, o deputado Iran Barbosa se mobilizou para requerer a realização da audiência. “Queremos buscar informações sobre possíveis perdas na qualidade e na capacidade de atendimento emergencial”, assinala o parlamentar.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a transferência da unidade de acolhimento do Hospital Odilon Behrens para a UPA proporcionará à população e aos trabalhadores melhores acomodações e um fluxo exclusivo para os atendimentos de urgência e emergência. Os que protestam contra a medida alegam, porém, que a mudança acarretará perda de leitos para pacientes do centro de urgência e emergência. Além disso, argumentam que a UPA não dispõe da estrutura complexa de um hospital para atender pacientes graves, podendo colocar em risco a vida dos pacientes.

Histórico – O Hospital Municipal Odilon Behrens foi fundado no dia 30 de março de 1944, na gestão do então prefeito Juscelino Kubistcheck, para atender os funcionários da prefeitura. A partir de 1989, foi integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), assumindo, com esta mudança, atenção universal aos usuários do SUS.

O hospital é referência para usuários da Regional Noroeste e para as UPAs das Regionais Oeste, Pampulha e Nordeste de Belo Horizonte. Porém, na prática, muitos usuários atendidos são oriundos de outras cidades da Região Metropolitana e de outros municípios do Estado. A instituição é referência também em diversas especialidades, como neurologia, odontologia, traumatologia, cirurgia vascular e cirurgia bucomaxilofacial.

Convidados – Foram convidados a participar da reunião o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior; a diretora do Hospital Municipal Odilon Behrens, Paula Martins; a presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, Amélia Maria Fernandes Pessôa; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Wilton Rodrigues; o presidente do Conselho Distrital de Saúde Noroeste, Rafael Afonso da Silva; e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Israel Arimar de Moura.