Policiais civis são homenageados pela Assembleia
Grupo que participou da operação Marco Zero, que apreendeu mais de 200 quilos de maconha, recebe diplomas de aplausos.
18/11/2015 - 20:29Quatorze policiais civis do Grupo de Combate a Organizações Criminosas, no 9º Departamento de Polícia Civil de Uberlândia (Triângulo Mineiro) e na 2ª Delegacia de Polícia Civil de Venda Nova, em Belo Horizonte, receberam, nesta quarta-feira (18/11/15), diplomas por manifestações de aplausos, em reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). A homenagem, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT) foi um reconhecimento pela apreensão de mais de duas toneladas de maconha e a prisão de quinze pessoas, durante operação "Marco Zero", finalizada em maio deste ano.
Receberam o diploma os delegados Antônio Junio Dutra Prado, coordenador do Grupo de Combate a Organizações Criminosas da Polícia Civil de Minas Gerais, e Matheus Cobucci Salles, da Delegacia de Venda Nova. Também lotados na delegacia, foram contemplados a subinspetora Andréa Martins de Matos Schmidt; os investigadores Antônio Magalhães, Carlos Henrique Maciel,
Sandro Luiz Alves, Renata Cristian de Oliveira, Maurílio Fernandes de Souza e Daniel de Paula Lotti, e o escrivão Gabriel Oliveira Silva e Reis. Do grupo de combate, receberam o diploma o inspetor Claudio Manoel Fernandes e os investigadores Carlos Roberto Barbosa, Eli Cesar de Oliveira e Victor Gandra Franco
Sargento Rodrigues afirmou que a homenagem se justifica pela operação realizada pelos policias, que se diferencia da ação cotidiana da Polícia. Segundo o deputado, foi um longo trabalho de seis meses de investigação, realizado muitas vezes em situações adversas, que resultou no desbaratamento de dois núcleos de tráfico de drogas nos Estados de Mato Grosso e Goiás.
Os traficantes presos, ainda segundo Sargento Rodrigues, forneciam a droga também para São Paulo e Paraná, além de Minas Gerais. “Vocês fizeram um bem incalculável para as famílias mineiras de retirar a droga das mãos de jovens” - disse o deputado, acrescentando que as drogas afetam de forma avassaladora a sociedade.
O deputado João Leite (PSDB) disse que o feito obtido pelos policiais merece o reconhecimento da ALMG e da população de Minas. “Torcemos sempre por vocês. Se vocês dão certo, temos segurança”, brincou. Ione Pinheiro (DEM) também agradeceu os servidores diplomados. “Vocês cuidam de nossa família, dos nossos jovens, da nossa cidade” - afirmou. O deputado Josias Da Vitória (PDT-ES), que também é policial e visitava a ALMG agradeceu participar da reunião. “Tem ações que não se podem mensurar o valor; uma delas é o reconhecimento”, parabenizou.
Parceria – O coordenador do grupo, delegado Antônio Prado, agradeceu, em nome dos colegas, a homenagem, mas ressaltou que o resultado do trabalho só foi possível pela parceria com o Ministério Público. “Gostaria de estender a eles esse reconhecimento” - disse.
O delegado Matheus Cobucci Salles ressaltou que este tipo de ação serve como “combustível para continuar a dedicação e o esforço para prover a sociedade de segurança adequada”.