Policiais civis recebem homenagem por operação Marco Zero
Cerimônia tem por objetivo reconhecer eficiência na apreensão de mais de duas toneladas de maconha.
13/11/2015 - 15:49Policiais civis lotados no Grupo de Combate a Organizações Criminosas (GCOC), no 9º Departamento de Polícia Civil de Uberlândia (Triângulo mineiro) e na 2ª Delegacia de Polícia Civil de Venda Nova em Belo Horizonte serão homenageados em audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na próxima quarta-feira (18/11/15), às 14h30, no Plenarinho III. Eles receberão diplomas referentes a manifestações de aplauso pela apreensão de mais de duas toneladas de maconha e prisão de várias pessoas, durante a chamada operação Marco Zero.
O autor do requerimento para realização da homenagem, aprovado em reunião da comissão do dia 2 de junho deste ano, é o deputado Sargento Rodrigues (PDT). Segundo informações do site da Polícia Civil de Minas Gerais, em maio deste ano policiais do GCOC e da 2ª Delegacia de Venda Nova, em Belo Horizonte, desarticularam um grupo criminoso responsável pela distribuição, na Capital, de drogas provenientes de outros estados.
A primeira fase da operação aconteceu no dia 8 de maio, quando sete pessoas que transportavam mais de duas toneladas de maconha foram presas. O carregamento vinha da cidade de Paranhos, no Mato Grosso do Sul, com destino a Belo Horizonte, mas foi interceptado pelos policiais na rodovia BR- 262, em Florestal (Região Central do Estado).
No dia 15 de maio, a polícia prendeu, em operação nas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, mais seis suspeitos de integrar a quadrilha, além de apreender armamentos. A operação Marco Zero completou-se no dia 18 de maio, com a prisão de novos integrantes do bando e apreensão de mais 60 quilos de droga, em Uberlândia.
Os trabalhos investigativos foram realizados em parceria com a equipe do delegado Matheus Cobucci, da 2ª Delegacia de Venda Nova, com apoio do Ministério Público.
Homenageados - Entre os homenageados estão 17 policiais da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Venda Nova. São eles: Matheus Cobucci Salles, delegado; Andréa Martins de Matos Schmidt, subinspetora; Antônio Magalhães, investigador; Gilvan Brasileiro de Oliveira, investigador; Carlos Henrique Maciel, investigador; Sandro Luiz Alves, investigador; Renata Cristian de Oliveira, investigadora; Maurílio Fernandes de Souza, investigador; Eliezer Garcia de Souza, investigador; Daniel de Paula Lotti, investigador; Sidney Dias Luiz, investigador; Robson Batista da Silva, investigador; Leonardo Santana Lages, escrivão; Gabriel Oliveira Silva e Reis, escrivão; Flávia Vitor Moreira Alves, escrivã; Maria Aparecida Pereira Castro, técnico assistente; e Fernando Silva da Cunha, técnico assistente.
Do 9º Departamento de Polícia Civil de Uberlândia receberão diplomas os seguintes policiais: Bernardo Pena Salles, atualmente delegado regional de Polícia Civil de Governador Valadares e ex-delegado em Uberlândia; Eduardo Fernandes Perez Leal, atual delegado; Humberto Silva de Souza, investigador; Diego Augusto de Oliveira, investigador; Daniel Santos Matheus, investigador; Fabrício Alves Rocha, investigador; Fernando Rodrigues da Silva, investigador; Douglas Mazzola Silva, investigador; e Marcos Carvalho de Souza, escrivão.