Déficit da Santa Casa de Ouro Preto pauta audiência

Deputados da Comissão de Saúde querem avaliar a situação da entidade e de toda a área de saúde daquele município.

13/11/2015 - 16:25

As precárias condições de funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto (Região Central do Estado) e a situação da saúde no município de um modo geral serão debatidas em audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Requerida pelos deputados Glaycon Franco (PTN) e João Alberto (PMDB), a reunião será realizada na próxima terça-feira (17/11/2015), às 13h30, no Auditório.

Entidade privada e filantrópica da área da saúde, a Santa Casa local estaria, há anos, trabalhando em situação deficitária. Esta realidade teria se agravado, a partir de 2014, com o aumento da demanda no município e em sua microrregião, aliada a reduções ou atrasos em repasses de recursos públicos, referentes a convênios celebrados com a entidade. Esses fatos teriam forçado o hospital a encerrar, entre outros serviços, o seu Pronto-Atendimento, que estaria inativo deste o dia 1º de junho deste ano.

O deputado João Alberto destaca apreensão com os impactos negativos dessa situação para a saúde da comunidade local. “Estamos preocupados, pois os serviços de Pronto-Atendimento e Emergência foram suspensos por tempo indeterminado. Com a interrupção das atividades, o atendimento da população da cidade e região ficou prejudicado, principalmente nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, obstetrícia, pediatria e neurologia”, alerta o parlamentar.

Convidados – A audiência tem como convidados o reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Marcone Jamilson Freitas Souza; o prefeito e o presidente da Câmara local, respectivamente José Leandro Filho e Thiago Cassio Pedrosa Mapa; e a secretária municipal de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde da cidade, Sandra Regina Brandão Guimarães.

Foram ainda convidados o promotor de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca, Flávio Jordão Hamacher; o diretor clínico e coordenador do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, Leonardo Brandão Barreto; e a interventora judicial da Santa Casa, Adriana Aparecida dos Santos.

Também foram convidados o coordenador de Política Sindical do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Julião, Ouro Preto e Mariana, Roberto Wagner de Carvalho; o coordenador-geral da Frente em Defesa de Ouro Preto e Região, Whelton Pimentel de Freitas; e o coordenador da Federação das Associações dos Moradores de Ouro Preto, André Lana.