A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia debateu os avanços alcançados pelas micro e pequenas empresas e empreendedores individuais na área

Lançada Frente Parlamentar de Apoio aos Pequenos Negócios

Entidades de empresários e parlamentares participam de evento realizado durante audiência da Comissão de Educação.

12/11/2015 - 19:00

Com a presença de entidades representativas empresariais, foi lançada nesta quinta-feira (12/11/15), no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Frente Parlamentar de Apoio aos Pequenos Negócios. A solenidade foi realizada durante audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, que debateu os avanços alcançados pelas micro e pequenas empresas e empreendedores individuais na área de ciência, tecnologia e inovação. O autor do requerimento para os dois eventos foi o deputado Paulo Lamac (PT), presidente da comissão.

Uma “revolução da produtividade” foi defendida pelo diretor técnico do Sebrae-MG, Anderson Costa Cabido. Para ele, é fundamental que toda a sociedade, e não apenas os empresários, se engajem nesse grande desafio. “Somente com essa mudança, conseguiremos garantir um crescimento para o País que seja verdadeiramente sustentável”, afirmou, avaliando que a crise enfrentada pelo Brasil é reflexo dos ainda insuficientes níveis de produtividade nacionais.

Por outro lado, Cabido elogiou o fato de que, apesar do momento conturbado, há um saldo positivo de empregos nas micro e pequenas empresas. E por esse e outros motivos, ele defende maior apoio a esses segmentos, o que vai muito além da atuação com cada empresa individualmente. “É preciso atuar no ambiente dos pequenos negócios para que ele se torne mais amigável”, sugeriu, propondo mudanças na legislação, na forma de contratação, na concessão de crédito, entre outras medidas.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Jr., elogiou a criação da nova frente e disse que a entidade tem tido experiências muito saudáveis com a criação dessas instâncias. Ele citou as frentes parlamentares criadas na ALMG de apoio ao comércio e aos serviços; à agricultura; e à indústria.

Centro de Inovação - Olavo Machado ressaltou também o papel importante exercido pela Assembleia na criação do Centro de Inovação e Tecnologia, que funciona na sede do antigo Cetec, numa parceria entre Senai e Fiemg. Ele fez o convite para que Paulo Lamac e outros parlamentares visitem o centro, que conta com vários laboratórios orientados às demandas de serviços técnicos e tecnológicos. Na opinião de Machado, essa unidade oferece a oportunidade de os empresários viabilizarem novas ideias nos laboratórios, contribuindo para que Minas agregue mais valor a seus produtos.

O deputado Paulo Lamac agradeceu o convite e anunciou que fará em breve uma vista ao Centro de Inovação e Tecnologia. Ele destacou o fato de que, em 2011, visitou o local e presenciou a precariedade dos serviços prestados à época. “O Cefet, que sempre foi uma referência na pesquisa, estava parecendo um museu, com muitos espaços ociosos ou subutilizados e servidores desmotivados. E hoje, é com satisfação que acompanho os bons resultados obtidos lá”, afirmou.

Fundação de pesquisa tem atuado com start-ups mineiras

A presença da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) no evento foi valorizada pelo coordenador de parcerias institucionais da entidade, Gustavo Costa de Souza. “Nossa participação tem a ver com essa nova atuação da Fapemig na área empresarial”, destacou ele, explicando o trabalho da Fapemig com as start-ups mineiras. Souza lembrou que o Brasil é, atualmente, o 12º País do mundo em produção de conhecimento, baseando-se no número de publicações. Mas no índice de inovação, o País está próximo do septuagésimo lugar.

O diretor de operações do Sebrae-MG, Marden Márcio Magalhães, enfatizou algumas orientações levadas a cabo pelo órgão. Entre as quais, ele citou a importância de fortalecer as entidades representativas de empresários para que prestem bons serviços às filiadas e o esforço pelo crescimento do empreendedor, de modo que o microempresário se torne pequeno, o pequeno se eleve a médio e assim por diante. Por fim, ele pregou a parceria das empresas pequenas com as grandes para que as primeiras tenham acesso à cadeia de fornecedores e, às últimas, aumentem a sua produtividade e inovação.

Também o subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Alberto Rodrigues, elogiou a atuação da Assembleia com a criação da frente parlamentar e declarou apoio à causa. Quase ao fim da reunião, Paulo Lamac declarou instalada a Frente Parlamentar de Apoio aos Pequenos Negócios e afirmou que este é o primeiro passo de uma parceria entre os parlamentares, as entidades e os pequenos empreendedores mineiros.

Consulte o resultado da reunião.