Presidente da Comissão de Minas e Energia, o deputado Gil Pereira acompanhou o evento no Centro Brasileiro de Inovação e Tecnologia

Empresa mineira inaugura sistema fotovoltaico pioneiro

Sunew irá produzir filmes plásticos orgânicos capazes de converter energia solar em energia elétrica.

10/11/2015 - 20:31

Foi inaugurada nesta terça-feira (10/11/15), em Belo Horizonte, a fábrica da Sunew, empresa mineira criada para produzir e comercializar a mais moderna tecnologia no mundo para a produção de energia solar. Representando a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Gil Pereira (PP) acompanhou o evento, realizado no Centro Brasileiro de Inovação e Tecnologia (CSEM Brasil), sócio-fundador do empreendimento.

A técnica inovadora se baseia na produção de energia a partir de filmes fotovoltaicos orgânicos impressos, feitos de plástico, leves, transparentes e flexíveis. Além de ser uma fonte de energia limpa, essas características podem revolucionar as possibilidades de aplicação do produto, que pode ser instalado e, consequentemente, gerar energia em fachadas de prédios, em automóveis e até mesmo em dispositivos eletrônicos, como celulares. Os painéis convencionais, feitos de silício, são grandes, duros, pesados e exigem muito mais energia para serem produzidos.

“A Sunew trabalhará com uma tecnologia de inovação mundial. Em uma década, esse tipo de produção de energia vai estar em todo lugar”, afirmou o deputado Gil Pereira. O parlamentar também ressaltou o fato de uma empresa mineira estar à frente desse processo de vanguarda. “Minas sai na frente, mostra que quer avançar e que tem pessoas com talento e inovação para isso”, destacou.

Presidente do conselho da Sunew, Tiago Maranhão explicou que a ideia da empresa é unir a geração de energia ao cotidiano das pessoas, por meio da praticidade da nova aplicação desenvolvida. “Como um dos pioneiros do mundo, ocupamos uma posição de destaque a partir de Minas Gerais”, comemorou. Para Maranhão, no longo prazo, a energia solar será certamente uma prioridade, uma vez que ela é a mais abundante fonte de energia e que as empresas que investem nessa matriz energética já apresentam o maior crescimento do setor.

Com o apoio do Governo de Minas, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e de fundos privados, já foram investidos quase R$ 100 milhões na Sunew, que conta com uma capacidade de produção superior a 300 mil m2 anuais, dezenas de megawatts de energia. Apenas no Japão e na Alemanha existem em andamento projetos que utilizam a mesma tecnologia na produção de energia solar.

Consulte o resultado da reunião.