Importância do salário mínimo será debatida em reunião

O encontro também avaliará a atuação do Dieese, entidade de pesquisa trabalhista que completa 60 anos.

06/11/2015 - 14:35

Na comemoração dos 60 anos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) realiza reunião com convidados, nesta segunda-feira (9/11/15), para debater a importância do salário mínimo no Brasil e as ações da entidade. A reunião será às 19 horas, no Auditório da Escola do Legislativo (Avenida Olegário Maciel, 2.161 – Lourdes, Belo Horizonte) da ALMG.

Para debater o assunto foi convidado o supervisor técncio do Escritório Regional do Dieese, Fernando Ferreira Duarte. A reunião fechará o primeiro dia do Seminário Internacional Salário mínimo e desenvolvimento: lições do Brasil e de experiências internacionais, que se encerra na terça-feira (10), na própria Escola do Legislativo.

A reunião foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), para quem a criação do salário mínimo, em 1940, é uma das grandes conquistas do povo brasileiro pois, já no ínicio beneficiou 60% da mão de obra. “A análise do impacto do salário mínimo sobre o mercado de trabalho é, em princípio, equivalente à análise do impacto de fixação de qualquer preço sobre qualquer mercado”, pontua.

O parlamentar também exalta a importância do Dieese como instituição que atua em áreas fundamentais para o mundo do trabalho. “Nada mais justo que esta Casa faça um balanço da importância do salário mínimo no Brasil e das ações do Dieese”, justificou.