Perigos na MG 290, no Sul de Minas, motivam debate na ALMG
Comissão de Transporte discute, na terça (11), riscos e necessidade de obras na via que liga Sul de Minas a São Paulo.
06/11/2015 - 12:42A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na próxima terça-feira (10/11/15), a partir das 15 horas, no Auditório, audiência pública para debater as condições de tráfego da MG-290. A rodovia - que começa em Pouso Alegre (Sul de Minas), no entroncamento com a BR-459, e termina na divisa com São Paulo - é considerada uma importante ligação entre os dois estados da Região Sudeste e também entre as cidades da região.
Entretanto, segundo o Movimento SOS MG-290, a via é muito perigosa e sua infraestrutura estaria em condições muito ruins, necessitando de uma terceira faixa, entre outras melhorias estruturais. Moradores da região cortada pela rodovia já organizaram abaixo-assinados e petição online, solicitando obras na estrada. Eles se queixam da intensidade do tráfego, sobretudo de caminhões, e da falta de acostamento, que são listados entre as causas dos acidentes que estariam se repetindo no local. Devido a isso, os usuários já teriam apelidado MG-290 de “rodovia da morte”.
O autor do requerimento que motivou a audiência, deputado Gilberto Abramo (PRB), informa que cerca de 8 mil veículos passam por dia no trecho entre Pouso Alegre e Ouro Fino. Segundo ele, um trecho de 92 quilômetros da estrada atende aos moradores de Jacutinga, Ouro Fino, Inconfidentes, Borda da Mata e Pouso Alegre, todos municípios do Sul do Estado. Ainda de acordo com o parlamentar, em todo este percurso, a via apresentaria problemas de conservação, curvas perigosas, falta de acostamento, buracos e mato alto, inclusive sobre placas de sinalização, dificultando a visualização desses sinais de orientação aos motoristas.
“É preciso um plano de investimentos no sentido de garantir melhorias estruturantes essenciais nessa estrada, pois vidas estão sendo ceifadas todos os dias. A população da região está clamando por mudanças urgentes”, pondera Gilberto Abramo.
Convidados –A audiência tem como convidados o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo de Campos Valadares; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Célio Dantas de Brito; o comandante da 17ª Região da Polícia Militar de Pouso Alegre, coronel Wagner Mutti Tavares; o chefe do Departamento de Polícia Civil de Pouso Alegre, João Eusébio Cruz; e o líder do Movimento SOS MG-290, o advogado Octávio Miranda Junqueira.
Também estão entre os convidados os prefeitos de Pouso Alegre, Ouro Fino, Jacutinga, Borda da Mata, Inconfidentes e Monte Sião, respetivamente, Agnaldo Perugini, Maurício Lemes de Carvalho, Noé Francisco Rodrigues, Edmundo Silva Júnior, Rosângela Maria Dantas e João Paulo Ribeiro.