O Panorama recebe um médico e uma psicanalista para falar sobre os conflitos de pessoas que se aproximam dos 50 anos - Arquivo/ALMG

Panorama aborda os conflitos da meia-idade

Programa da TV Assembleia vai ao ar nesta terça-feira (3), às 19h30, com reprise à 1 hora da manhã de quarta (4).

03/11/2015 - 12:17

O programa Panorama, da TV Assembleia, recebe um médico e uma psicanalista para falar sobre os conflitos de homens e mulheres que se aproximam dos 50 anos, fase conhecida como a meia-idade. O Panorama vai ao ar nesta terça-feira (3/11/15), às 19h30, com reprise à 1 hora da manhã desta quarta-feira (4).

Assista aos últimos vídeos do programa Panorama.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.

Para o médico Oswaldo Fortini Levindo Coelho, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, essa fase da vida é uma das mais intensas do ser humano, onde ele já atingiu um grau de maturidade e de satisfação com as conquistas ao longo da vida. “Este é o período do auge, pleno de realizações”, afirma. O médico alerta, entretanto, que, nessa fase, devem ser redobrados os cuidados com a saúde para que os anos seguintes possam ser enfrentados de maneira saudável e com qualidade de vida.

Por outro lado, para aquelas pessoas que ainda não conseguiram atingir todas as realizações da juventude, a meia-idade pode ser uma oportunidade de mudanças e de viradas, acredita a psicanalista Ângela Mucida. “É o momento de seguir uma outra direção se esta é a vontade da pessoa”, diz ela.

No programa, os convidados falam sobre as diferenças entre o comportamento de homens e mulheres nessa etapa da vida, sobre as doenças que prevalecem nessa faixa etária e também comentam sobre filmes e livros que têm como tema central a chamada “crise da meia-idade”.

Gestão do futebol brasileiro - A arrogância por termos sido cinco vezes campeões do mundo pode ter feito com que nosso futebol tenha parado no tempo e evoluído menos do que o de nossos adversários. Essa é uma das afirmações feitas no programa Panorama que trata da gestão do futebol brasileiro e conta com as participações do gestor esportivo Francisco Adolfo Ferreira e do ex-jogador e comentarista esportivo, Paulo Roberto Prestes. O programa vai ao ar nesta quarta-feira (4), às 8h30, com reprise às 19h30 de quarta e a 1 hora da manhã desta quinta (5).

No Panorama, serão discutidas possíveis mudanças no calendário do futebol brasileiro para evitar que pequenos clubes do interior do País fiquem inativos por mais da metade do ano. Segundo os convidados, a concentração de recursos é enorme nos grandes clubes e os médios e os pequenos têm muito pouca visibilidade. “Essa realidade só pode ser modificada com mudanças na legislação que é antiga e pouco transparente”, afirma o gestor esportivo Francisco Adolfo Ferreira.

O sonho de jovens jogadores em se tornar estrelas no futebol nacional também será debatido. O ex-jogador Paulo Roberto Prestes fala sobre as diferentes realidades da época em que ele iniciou a carreira, há cerca de vinte anos, e os dias atuais. Hoje, segundo ele, a atuação dos empresários é intensa, principalmente nas categorias de base. “Em alguns clubes, os garotos de 10, 11 anos já têm empresários, que muitas vezes têm grande influência nos clubes, principalmente nos menores”, diz Paulo Roberto.

A Assembleia realiza ciclo de debates para debater a gestão do futebol brasileiro na próxima terça-feira (10).

Transplantes - Nesta quinta-feira (5), o Panorama vai falar sobre a doação e o transplante de órgãos. Atualmente, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo e Minas Gerais é um dos Estados onde mais esses procedimentos são feitos. Só em 2014, foram 2.367. Mas a fila de espera ainda é grande. Mais de três mil pessoas esperam por um órgão no Estado.

No Panorama, o diretor do complexo do MG Transplantes, Omar Lopes Cançado Júnior, e a psicóloga do Grupo de Apoio à Vida do MG Transplantes, Aline Luiza de Carvalho, discutem por que é tão difícil efetivar as doações. O programa vai ao ar às 8h30, com reprise às 19h30 de quinta e a 1 hora da manhã desta sexta-feira (6).