Acompanhado de integrantes da Associação Caminhantes da Estrada Real, o presidente Adalclever Lopes plantou uma árvore na Praça da Assembleia
Teatro, recital, meditação e concerto foram algumas das atividades do Domingo na Praça

Presidente participa de ato em defesa do meio ambiente

Atividades culturais do Domingo na Praça encerram série de eventos realizados para reinaugurar Praça Carlos Chagas.

25/10/2015 - 12:56 - Atualizado em 26/10/2015 - 10:43

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), participou do Domingo na Praça, evento que levou à Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia, uma série de atividades culturais na manhã deste domingo (25/10/15). Acompanhado de 12 mulheres integrantes da Associação Caminhantes da Estrada Real (Acer), o presidente plantou uma árvore num dos canteiros do local.

“Com este gesto simbólico, queremos mostrar às crianças a importância do respeito ao meio ambiente. Esta ação, ao lado de todas as atividades que estão acontecendo hoje, tornam este domingo um dia muito feliz para a Assembleia. São atividades culturais promovidas em cooperação com diversos entes do poder público, e o propósito é mostrar que a praça é do cidadão, é um ambiente de confraternização das famílias. Queremos incentivar a participação e presença das pessoas na praça, preservando e respeitando a natureza”, declara o deputado Adalclever Lopes.

Para a presidente da Acer, Maria Elvira Salles Ferreira, o simbolismo do gesto, sobretudo conduzido pelo presidente do Legislativo, tem um poder emblemático, por sinalizar que a Casa apoia o “Projeto Árvore é Vida” da associação, que, segundo ela, em 11 anos de ação, já concretizou o plantio de mais de 150 mil árvores em todo o Estado.

“Esta atitude do presidente é valiosa e emblemática, pois mostra que a Assembleia apoia o nosso projeto. É valioso que este plantio aconteça nesta praça, um espaço voltado ao bem-estar e à saúde. Precisamos não apenas preservar os recursos naturais que possuímos - e que já foram tão degradados pela ação predatória do homem -, mas também resgatar a natureza. Este é o propósito do 'Árvore é Vida'. Não basta preservar, é preciso recuperar, replantar”, pondera Maria Elvira Salles.

Famílias aproveitam atividades culturais

O Domingo na Praça marcou o encerramento da série de eventos realizados neste mês de reinauguração da Praça Carlos Chagas. As atividades tiveram início às 9 horas, com um recital do músico Gustavo Mokusen, tocando hang - instrumento de percussão formado por duas conchas de metal; seguido de uma “Meditação pela Paz”, conduzida por Cláudia Bento.

Na sequência, teatro interativo com o espetáculo “Bonequinha Preta”, de Alaíde Lisboa, que teve cortejo musical e brincadeiras conduzidas pelo grupo Casa de Lua; além de apresentação do concerto “Cravo e Cantigas: Recital de Cravo e Cantigas de Roda”, com o cravista Antônio Carlos de Magalhães, e o Coral da Assembleia entoando canções infantis e de roda. Houve ainda a distribuição gratuita de água, pipoca, picolés e algodão-doce. Todas as atividades foram acompanhadas por famílias que visitavam a praça.

“Eu achei incrível o som que sai daquele instrumento, o hang, que eu não conhecia. É uma música profundamente tocante, que penetra em todos os sentidos e traz uma enorme sensação de relaxamento. Todo o seu ser é tocado pela melodia”, reflete a aposentada Rosa Maria Coelho.

Para a fonoaudióloga Gizelli Gambogi, as atividades culturais deveriam ser mais frequentes. “Este tipo de programação é exatamente o que os pais precisam e procuram. Neste calor, não temos muitas opções de lazer com as crianças, e chegar aqui neste espaço lindo, aberto, saudável e ainda encontrar música e cultura é tudo. Minha filha de quatro anos está se divertindo com as amiguinhas”, enfatiza.

“Este tipo de atividade ajuda a criar o caráter da criança. Acho essencial que se invistam em mais ações como esta, que são importantes, inclusive, para promover a inserção social, a inclusão. Afinal é um ambiente aberto, em que a criança convive com outras de todas as classes sociais, num clima saudável que favorece a interação”, avalia o médico Luiz Gustavo Lopes Rocha, com o filho ainda bebê nos braços.

Passeando com o seu enorme cão dinarquês, Zeus, Cassio Magno de Figueiredo elogia as alterações físicas da Praça Carlos Chagas. “Antes, o espaço não era tão bem aproveitado. Hoje, os atrativos são melhores. Sempre que posso venho com a família e trago Zeus para passear, conviver com outras pessoas e animais, isto ajuda na socialização dele”, afirma.

Para a servidora da ALMG, Karina Assad, a nova Praça Carlos Chagas ficou muito boa, sobretudo devido à diversificação dos ambientes, que dá mais opções às crianças; e à boa iluminação, essencial para quem circula à noite. Ela também elogia a interação esporte e lazer propiciada no local. “As crianças gostam muito, aproveitam os vários ambientes, é um espaço alegre, interativo, bom para a prática de esporte e para o lazer ao ar livre, uma mistura muito legal. Hoje, a meninada está fazendo a festa”, declara.

Piquenique – A ideia foi da assistente social Mabel Heloísa Fulgêncio Piancastelli, mãe de uma menina de cinco anos. Ela propôs, no grupo de Whatsapp que reúne pais da escola frequentada pela filha, que realizassem um piquenique, a fim de ampliar o entrosamento entre as crianças e as famílias num ambiente externo ao escolar. A proposta ganhou corpo e lugar: a Praça Carlos Chagas renovada.

Neste domingo (25), os componentes do grupo compareceram com seus petiscos e tolhas para colorir o gramado e intensificar relações. Adultos, crianças e bebês das 14 famílias aproveitaram amanhã ensolarada para se conhecer melhor, brincar e curtir as atividades culturais.

“Achamos ótimo chegar aqui e sermos brindados com estas atividades culturais. As crianças estão adorando. Sugeri o piquenique como forma de ampliar o entrosamento, de conhecermos os familiares dos amigos de nossos filhos fora da escola. Esta praça está linda e é o local perfeito para isto, um ambiente que favorece o lazer e a integração”, conclui a idealizadora deste encontro na praça.