Comissão debate revitalização de afluentes do São Francisco
Deputados vão realizar audiência sobre a necessidade de recuperação de 24 rios do Norte de Minas.
23/10/2015 - 10:41Debater a recuperação dos afluentes da Bacia do Médio São Francisco, bem como o Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica. Esse é o objetivo de audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que acontece na próxima terça-feira (27/10/15) às 10h30 no Plenarinho IV. O requerimento é de autoria do deputado Carlos Pimenta (PDT).
De acordo com o parlamentar, uma discussão aprofundada sobre a revitalização dos afluentes é essencial. O político frisou que os afluentes de 24 municípios do Norte de Minas localizados entre Pirapora e a divisa com a Bahia estão morrendo, mas não há nenhuma iniciativa estadual ou federal para recuperá-los da mesma forma que foi feito com o Rio São Francisco, que tem um projeto de revitalização aprovado que foi elaborado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
“A falta de água é calamitosa na região, não há peixes, pode-se atravessar os rios a pé em alguns trechos. A represa de Montes Claros já está em 20% de sua capacidade. E 36 projetos de barragens previstos não saíram do papel”, concluiu Carlos Pimenta.
Convidados – Foram chamados a participar da reunião o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Sávio de Souza Cruz; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho; a diretora-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Inácio Meireles Chenna; a diretora-geral do Igam, Maria de Fátima Chagas Dias Coelho; e a diretora-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Adriana Araújo Ramos.
Também foram convidados o coordenador-geral do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande – Uberaba/MG, Hideraldo Buch; o diretor-presidente de Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), Alonso Reis da Silva; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí e Pacuí, Robson Rafael Andrade; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu, Osvaldo Batista de Souza; o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) - Coordenadoria Estadual - Montes Claros/MG, Gustavo Xavier Ferreira; o presidente do Comitê dos Afluentes Mineiros do Médio São Francisco, Marcos Sebastião Veloso; e o presidente do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Urucuia – Unaí/MG, José Américo Carniel.