Laudo sobre venda de animais no Mercado Central em debate
Comissão discutirá condições sanitárias das lojas que comercializam animais neste tradicional ponto de comércio de BH.
21/10/2015 - 16:52Debater laudo produzido sobre as condições sanitárias e de trato dos animais mantidos e comercializados no Mercado Central de Belo Horizonte. Esse é o objetivo da audiência pública da Comissão Extraordinária de Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que será realizada nesta quinta-feira (22/10/15), às 15 horas, no Plenarinho IV.
De acordo com o presidente da comissão e um dos autores do requerimento, deputado Noraldino Júnior (PSC), o documento conta com cerca de 50 páginas e foi elaborado pelo médico veterinário Gilson Dias Rodrigues, a pedido da comissão.
O laudo evidencia as más condições de higiene das lojas que fazem a venda desses animais no mercado, implicando risco também para os frequentadores. “É um absurdo a ausência de providências por parte das autoridades competentes. É grande o descaso da prefeitura, da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Medicina Veterinária”, destacou. A deputada Ione Pinheiro (DEM) também é autora do requerimento.
Convidados - Foram chamados a participar da reunião a procuradora do Trabalho e coordenadora de 1º e 2º graus da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região, Ana Cláudia Nascimento Gomes; o promotor de justiça e coordenador da 19ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Belo Horizonte, Nélio Costa Dutra Júnior; o promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Meio Ambiente, Luciano Luz Badini Martins; e a promotora de justiça e coordenadora do Grupo Especial de Defesa da Fauna (Gedef MPMG), Luciana Imaculada de Paula.
Também foram convidados o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais, Nivaldo da Silva; o superintendente de Vigilância Sanitária Estadual da Secretaria de Estado de Saúde, Rilke Novato Públio; o gerente de Vigilância Sanitária Municipal da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Daniel Vergilino Flores Nunes; o médico veterinário Gilson Dias Rodrigues; e o presidente do Mercado Central de Belo Horizonte, José Agostinho Oliveira Quadros.