Segurança Pública reconhece atuação de agentes e policiais
Servidores do setor foram homenageados em Comissão por ações que resultaram em prisão e apreensão de drogas.
14/10/2015 - 12:58O reconhecimento da atuação dos profissionais de segurança pública no mês de julho foi motivo de duas reuniões da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizadas na manhã desta quarta-feira (14/10/15). Na primeira reunião, foram homenageados agentes de segurança penitenciário e policiais militares lotados no 1º Pelotão Rotam, pela prisão de um homem que se passava por agente penitenciário em Juiz de Fora (Zona da Mata). A segunda reunião foi para homenagear policiais militares pela realização de operação que culminou na apreensão de seis toneladas de maconha no povoado de Córrego do Barro, em Pará de Minas (Região Central).
O autor da homenagem para a atuação em Juiz de Fora, deputado Missionário Marcio Santiago (PTB), disse sentir orgulho por indicar essa moção de aplauso a todos esses profissionais, que ele chamou de guerreiros do sistema prisional. “Agradeço a cada um por valorizar o nosso sistema prisional em Minas Gerais”, afirmou o parlamentar, ao destacar a atuação na prisão do indivíduo que se passou por agente penitenciário. “É um reconhecimento da ALMG a cada um dos agentes penitenciários de Minas”, completou.
O presidente da comissão, deputado Sargento Rodrigues (PDT), reforçou que essa homenagem é um reconhecimento da ALMG, uma forma de dizer obrigado pelos serviços prestados para a segurança pública. “Seria redundante lembrar o grau de periculosidade dos profissionais de segurança pública, sempre na atuação para manter a paz e a segurança social”, afirmou, ao ressaltar que a ALMG espera sempre esse empenho e boa atuação na área de segurança pública.
O deputado Cabo Júlio (PMDB) também reforçou que essa moção é um reconhecimento "a todos os heróis e heroínas anônimos do trabalho”. “Nossa profissão não é fácil, colocamos nossa vida em risco”, disse o parlamentar. Ele ressaltou que a reunião é uma forma de reconhecer o trabalho feito e uma forma de agradecer em nome do cidadão mineiro.
Em nome dos homenageados, os agentes de segurança penitenciários Raquel Maria Cunha Xaves, Alexandre Correa Barreto, Wesley França de Araújo, William de Oliveira Cerqueira, Pedro Luciano de Souza, Vanderly Ferreira Duarte e Raphael Moreira Fantini agradeceram a homenagem recebida. Eles destacaram a importância do serviço de inteligência e da troca de informações integrada para o sucesso de ações como a que eles participaram. Também reivindicaram melhorias e investimentos no setor.
O major PM Robson Garrido de Paiva Silva, comandante da 4º Companhia de Missões Especiais, agradeceu o reconhecimento do trabalho feito em sua corporação. Disse ainda que o trabalho é voltado para integrar o policiamento especializado e o serviço de inteligência, no sentido de oferecer resultados para sociedade. “Só com a sinergia da inteligência e do policiamento especializado que tivemos o resultado alcançado. E quem ganha é o povo mineiro”, lembrou o major, em nome dos homenageados de sua corporação.
Operação resultou na apreensão de seis toneladas de maconha
O autor do requerimento para a segunda homenagem, deputado Sargento Rodrigues, cumprimentou o trabalho dos militares, que culminou na apreensão de seis toneladas de maconha. Disse que se sentiu feliz em poder apresentar o requerimento e indicar profissionais que estão na linha de frente, atentos e trabalhando muito. “Foi uma apreensão digna de elogios, que se destaca e diferencia pela quantidade apreendida”, afirmou Rodrigues. “Quando vocês fazem isso mostram à sociedade o bom trabalho que estão exercendo”, completou.
O deputado Cabo Júlio também ressaltou que a apreensão foi “espetacular, digna de elogios e reconhecimento”. “Vocês merecem nosso reconhecimento e muito obrigado”, disse Cabo Júlio.
Mesma opinião tem o deputado Missionário Marcio Santiago. Em nome da população mineira, ele agradeceu o trabalho dos policiais feitos nesta ocorrência, que culminou na apreensão das drogas. “E que ações como essa possam ganhar publicidade porque foi mesmo um ato heroico, ato que temos que comemorar e agradecer”, afirmou o parlamentar.
O deputado Carlos Pimenta (PDT) disse que a homenagem na reunião é um momento importante para Minas Gerais e para a sociedade. Ele ressaltou a importância do trabalho dos policiais militares. “Esse reconhecimento ao trabalho de vocês devemos fazer em todo momento”, defendeu.
Em nome dos homenageados, o 2º tenente PM Marcelo Oliveira Pereira, da 19° Companhia Independente da Polícia Militar, agradeceu a homenagem e o reconhecimento da Assembleia. Ele disse que combater o maior mal da sociedade, que é a droga, é gratificante para todos eles. “Não só combatemos o crime, mas salvamos famílias”, ponderou o 2º tenente.
Consulte os resultados das reuniões para a primeira homenagem e a segunda.