Memória & Poder entrevista a artista plástica Lêda Gontijo
Com mais de cem anos de idade e mais de 50 dedicados à arte, Lêda é um dos expoentes da escultura no País.
08/10/2015 - 17:11 - Atualizado em 08/10/2015 - 17:45No Memória & Poder desta semana, programa da TV Assembleia, o telespectador vai conhecer a trajetória de um dos expoentes da arte em escultura do País, Lêda Gontijo. A artista plástica, que tem mais de cem anos, dedicou a maior parte da vida ao desenvolvimento de trabalhos em vários tipos de materiais. A estreia do programa é no sábado (10/10/15), às 20 horas.
Assista aos últimos vídeos do programa Memória e Poder.
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade.
Com mais de 50 anos no ofício, Lêda é ceramista, pintora - talento que herdou da mãe - e, principalmente, escultora. A artista, que assina suas obras como LêGo, esculpe as peças em qualquer tipo de material: madeira, barro, metal, concreto, fibra de vidro.
A introdução no mundo das artes se deu de forma autodidata. Por dois anos, Lêda foi aluna da escola de Belas Artes do Parque Municipal, onde conheceu mestre Guignard, mas deixou a instituição porque não conseguiu estudar o que desejava. Ela queria aprender escultura e não havia professor.
Lêda foi a primeira mulher a ganhar a medalha Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 1964, pelos trabalhos São Tomás de Aquino e Santo Agostinho, esculturas em pedra sabão que ficam no Mausoléu dos Imortais, no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Ela considera essas peças, em tamanho natural, suas obras-primas. Atualmente, Lêda dá aulas de cerâmica e escultura em seu ateliê, em Lagoa Santa (Região Central do Estado).
Reprises – O Memória e Poder será reapresentado no domingo (11), às 15h30; na segunda-feira (12), à meia-noite; na terça-feira (13), às 21 horas; na quarta-feira (14), às 12 horas; e na sexta-feira (16), às 12 horas.