ALMG busca acordo entre governo e servidores da educação
Assembleia da categoria para definir rumos de movimento grevista está marcada para a próxima terça-feira (13).
08/10/2015 - 19:56 - Atualizado em 09/10/2015 - 16:15O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), intermediou nesta quinta-feira (8/10/15) as negociações do Governo do Estado com representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), que reivindicam reajustes para servidores administrativos das Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
Ao final da reunião, que contou com a participação de parlamentares e representantes da Secretaria de Estado de Educação, ficaram acertados dois pontos de negociação com os servidores, que serão votados em assembleia geral a ser realizada na próxima terça-feira (13), no Hall das Bandeiras. Também participaram das negociações os deputados Rogério Correia (PT), Celise Laviola (PMDB) e Ulysses Gomes (PT).
O primeiro ponto foi o reajuste de 16% escalonado em duas vezes iguais (2016 e 2017) para os técnicos da educação e de 5% para analistas educacionais (2016). O segundo foi a criação de uma comissão de trabalho mista, cujo objetivo será estudar a evolução das carreiras da categoria. Essa comissão será composta por representantes do Sind-UTE e das Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão e de Educação.
De acordo com a coordenadora-geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira, após a assembleia de terça (13) será decidido se os profissionais das SREs, atualmente em greve, retomarão os trabalhos. Segundo ela, o compromisso do governo é de que não haja corte de salários nem suspensão dos profissionais grevistas, com a reposição dos dias paralisados a ser combinada posteriormente.
A deputada Celise Laviola, que participou da reunião, confirmou os termos do acordo. Segundo ela, os servidores ficaram satisfeitos com a reabertura das negociações, já que estão em greve desde o dia 27 de julho, sem uma perspectiva de solução do impasse. "O envolvimento da Assembleia, em especial do presidente Adalclever Lopes (PMDB), foi muito importante para que se chegasse a um meio termo entre o que o governo oferecia e o que os servidores queriam, diante da situação atual das contas do Estado. O Poder Legislativo cumpriu o seu papel", afirmou.