Comissão vai cobrar mais investimentos em segurança pública
Falta de recursos para defesa social e morosidade do Poder Judiciário preocupam deputados.
02/10/2015 - 11:59A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta quarta-feira (7/10/15), uma audiência com o objetivo de cobrar providências para os problemas decorrentes da falta de investimentos nessa área. A reunião, solicitada pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT), está marcada para as 9h30, no Plenarinho III.
De acordo com o parlamentar, a comissão pretende cobrar do Governo do Estado a regularização da execução orçamentária, que estaria sucateando a área de defesa social. “O não cumprimento afeta o custeio e impacta diretamente o trabalho e a resposta das polícias”, argumenta.
O deputado quer, ainda, solicitar celeridade na atuação do Poder Judiciário, que, segundo ele, está com 20 mil mandados em aberto. Ele quer saber o porquê dessa situação, mesmo com a aprovação pela ALMG, em julho deste ano, da Lei 21.712, que autorizou a abertura de crédito suplementar de R$ 192 milhões para o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Fundo Especial do Poder Judiciário e o Tribunal de Justiça Militar.
Convidados – Foram convidados para a reunião o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini; o chefe da Polícia Civil, Wanderson Gomes da Silva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira; e o desembargador da 5ª Câmara Criminal do TJMG, Eduardo Machado Costa.