Araxá recebe 2ª Fase dos Fóruns de Governo
Evento recebeu representantes de órgãos públicos e da sociedade civil para elencar ações prioritárias na região.
30/09/2015 - 10:12A cidade de Araxá (Alto Paranaíba) recebeu, nesta terça-feira (29/9/15), a segunda etapa dos Fóruns Regionais do Governo - Território Triângulo Sul. Realizado no Grande Hotel de Araxá, o evento reuniu representantes de diferentes órgãos do poder público, de movimentos sociais, autoridades e prefeitos de cidades vizinhas para debater as prioridades da região. Na oportunidade, também foram eleitos os membros do Comitê de Planejamento Territorial (Complete) daquela região.
As prioridades definidas nesta segunda fase do evento serão encaminhadas aos técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a fim de que sejam incluídas nos planos de ação do Governo. Essas demandas constam no Formulário de Diagnóstico Territorial, dividido em cinco tópicos: Desenvolvimento Produtivo Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística; Saúde e Proteção Social; Segurança Pública; e Educação e Cultura.
Finalizados os diagnósticos territoriais, as propostas acatadas deverão ser incluídas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), onde são definidas ações para os próximos quatro anos; no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que consolida as orientações para o Estado atuar a longo prazo; e na Lei Orçamentária Anual (LOA), que o Poder Executivo encaminhará para a aprovação da ALMG no segundo semestre de 2015.
Com alta taxa de desenvolvimento, o “Território de Desenvolvimento Triângulo Sul” ocupa posição de liderança na agropecuária mineira, com importante produtividade nas culturas de cana-de-açúcar e soja, e também na pecuária de gado leiteiro. Além disso, possui a 2ª menor taxa de mortalidade infantil do Estado. Por outro lado, a região apresenta sérios problemas em relação à segurança pública, ocupando a 2ª posição no ranking de crimes violentos em Minas Gerais.
Além de Araxá, que sediou o evento, também fazem parte do Território Triângulo Sul outros 28 municípíos. São eles: Campos Altos, Ibiá, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Santa Juliana, Tapira, Frutal, Carneirinho, Comendador Gomes, Fronteira, Frutal, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pirajuba, Planura, São Francisco de Sales, União de Minas, Uberaba, Campo Florido, Água Comprida, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Sacramento, Uberaba e Veríssimo
Etapas dos Fóruns Regionais - Propostos pelo atual governo do Estado e organizados com apoio da ALMG, esses fóruns reúnem representantes da sociedade civil e dos governos municipais e estadual para que debatam e apontem as ações prioritárias para cada região de Minas Gerais. Na primeira fase, iniciada no mês de julho, os fóruns foram oficialmente instalados em 17 microrregiões separadas de acordo com suas características, formando os “Territórios de Desenvolvimento”. São eles: Norte, Noroeste, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Alto Jequitinhonha, Central, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Região Metropolitana de BH, Oeste, Caparaó, Zona da Mata, Vertentes, Sul, Sudoeste, Triângulo Sul e Triângulo Norte.
Ainda na primeira fase, autoridades, movimentos sociais, empresários, sindicatos e moradores dos 17 Territórios preencheram formulários, fazendo apontando os problemas de sua região e encaixando-os em um dos cinco eixos de planejamento, esses documentos originaram o Diagnóstico Territorial. A segunda fase, que teve início em 11 de julho, concentrou-se em debater os problemas elencados, organizando-os por prioridade. Formaram-se grupos de acordo com o eixo temático, e cada grupo teve acesso às principais questões apontadas no Diagnóstico Territorial, que foram discutidas e organizadas pela ordem de importância. Na Plenária Final, já priorizados pelos respectivos grupos, os problemas foram sistematizados e apresentados a todos os participantes do Fórum.