Deputados querem debater denúncia de má condição de trabalho
Comissão da Assembleia aprova, nesta quarta (23), requerimentos para realização de audiências públicas.
23/09/2015 - 16:23A Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (23/9/15), requerimentos para realização de quatro audiências públicas. Uma das reuniões, pedida pelo presidente da comissão, deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), é para debater as condições de trabalho na empresa Celulose Nipo-Brasileira S/A (Cenibra).
Segundo o deputado, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração Vegetal, Carvoejamento, Reflorestamento e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindex-MG) o procurou com denúncias contra a Cenibra. Entre elas, a falta de condições mínimas de trabalho para empregados; o carregamento de marmitex em carroceria de caminhão misturado a outros materiais; e o transporte de trabalhadores, por quase 200 km por dia, no mesmo espaço do caminhão onde é levado garrafões de água e pertences pessoais.
O parlamentar também solicitou uma audiência para discutir o Programa de Fomento à Produção de Etanol e Alimentos para Pequena e Média Propriedade. Celinho do Sinttrocel pediu, ainda, uma reunião conjunta com a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia para debater propostas que garantam o funcionamento regular do Colégio Angélica, de Coronel Fabriciano (Rio Doce).
A proposta de acordo coletivo de trabalho conforme negociações entre a direção da Cemig e o Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores na Indústria Energética (Sindieletro-MG) motivou outro requerimento de audiência pública, desta vez, do deputado Rogério Correia (PT).