Comissão conhece projeto de educação ambiental
Expedição Nadando com o Theo no Rio das Velhas já levou ações de conscientização a estudantes de 41 municípios.
23/09/2015 - 15:13 - Atualizado em 23/09/2015 - 15:28A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, na reunião desta quarta-feira (25/9/15), representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que apresentaram o programa “Expedição Nadando com o Theo pelo Rio das Velhas”.
A iniciativa leva ações lúdico-pedagógicas a estudantes da rede pública de ensino e a comunidades às margens do Rio das Velhas. Em 2013 e 2014, a expedição percorreu 41 localidades da Bacia do Rio das Velhas, alcançando um público total de 35 mil pessoas. Os gestores querem dar continuidade ao programa, focando agora a crise hídrica.
Segundo a técnica ambiental e o superintendente de Fiscalização Ambiental da Subsecretaria de Estado de Controle e Fiscalização Ambiental Integrada, respectivamente Luísa de Marilac Froes Righi e Heitor Soares Moreira, as ações do projeto colaboram para que as comunidades mudem seus valores em relação ao meio ambiente.
Theo, o personagem-título, é um peixinho utilizado como símbolo para conscientizar as pessoas sobre a importância da pesca sustentável, da gestão responsável de resíduos, da proteção das matas ciliares e da necessidade de envolvimento de toda a comunidade em ações pela preservação do leito dos rios e de todo o meio ambiente.
Luísa de Marilac fez uma explanação sobre o projeto, com um histórico da expedição realizada no Rio das Velhas. Ela também enfocou as ações online, lembrado que há 60 vídeos disponíveis e o Facebook do projeto possui 2.300 adesões.
Ainda houve exibição de vídeo com algumas atividades do projeto e depoimentos de estudantes, professores, diretores de escolas e secretários municipais de comunidades que receberam a expedição, todos com avaliações positivas das ações do projeto.
A gestora ainda informou que, entre as atividades do programa para valorizar a cultura regional, há apresentações musicais, encenações teatrais, exibição de vídeos, jogos educativos, exposição de banneres e distribuição de kits (com jogo de tabuleiro, almanaque, imã de geladeira, camisetas, bonés e lanche).
De acordo com Luísa de Marilac, a ideia é que as crianças levem as informações para casa, ajudando a difundi-las na comunidade. Ela ressaltou que já existe um planejamento pronto para dar continuidade ao projeto, que estaria apenas aguardando a liberação de recursos. Essa nova expedição, intitulada “Aprendendo com Theo e Levando Vida”, terá como foco questões afetas à crise hídrica. A princípio, a proposta seria atuar em comunidades do entorno dos reservatórios de Rio Manso, Serra Azul, Samambaia e Entre Rios.
Trabalho de conscientização recebe elogios
O trabalho realizado pela expedição foi elogiado pelo assessor de meio ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetaemg), Eduardo Nascimento, e pelo representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Ênio Resende de Souza. Nascimento enfatizou a importância de projetos como esse terem continuidade, independentemente da corrente política dos governos.
Convidando os gestores a também apresentar o projeto para o comitê do Rio das Velhas, Ênio Resende destacou que, além da falta de chuvas, a bacia do Rio das Velhas enfrenta problemas envolvendo solo, vegetação, agricultura e mineração, sendo necessária uma conscientização sobre todas essas questões. “O projeto Theo tem uma visão holística da educação ambiental, envolvendo tudo o que é importante. Trabalha com crianças e jovens, mas atinge toda a população. Não tenho dúvida do êxito dessa proposta”, avaliou.
Deputados propõem continuidade do projeto
Elogiando a qualidade do projeto e a sua importância, o presidente da comissão e autor do requerimento para a reunião, deputado Cássio Soares (PSD), destacou que, a partir dessa apresentação, a comissão pode se inteirar melhor sobre a expedição, tendo mais subsídios para empenhar esforços em favor da experiência e de estendê-la a outras regiões do Estado. Por fim, destacou que a comissão vai endereçar à Semad requerimentos nesse sentido.
O deputado Inácio Franco (PV) endossou as palavras do presidente da comissão, ressaltando a qualidade do trabalho da Expedição Theo e a importância de que iniciativas bem-sucedidas como essa tenham continuidade. O parlamentar disse que envolver as comunidades das proximidades dos rios é fundamental. Destacando a importância da educação ambiental, o deputado alertou que esse é um trabalho de médio e longo prazo.