Balanço de inscrição para Águas de Minas III é apresentado
Os dados foram anunciados durante a 15ª reunião preparatória do evento nesta terça (22).
22/09/2015 - 19:32Foi apresentado, nesta terça-feira (22/9/15), durante a 15ª reunião preparatória do Seminário Águas de Minas III - Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade, balanço das inscrições para o evento. Conforme dados da Gerência de Projetos Institucionais (GPI), da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), já estão inscritos 332 participantes, sendo que desses 235 são de caráter individual e os outros 97 são vinculados a instituições. A epata final do seminário será realizada entre o dia 29 de setembro e 2 de outubro.
Os interessados ainda podem se inscrever no Portal da Assembleia até as 12 horas do dia 29 de setembro. No ato de inscrição, o participante deve ainda escolher em que grupos de trabalho pretende atuar. Os agrupamentos correspondem aos seis eixos temáticos do seminário: crise hídrica; gestão de recursos hídricos; fomento, custeio, receitas e destinação; saneamento e saúde; atividade minerária, indústria e energia; e agricultura, pecuária e piscicultura.
De acordo com a GPI, o grupo 2, relativo à gestão dos recursos hídricos, já conta com 112 inscritos e que, por isso, não serão efetivadas novas inscrições. Ainda segundo a gerência, há vagas para participação nos demais grupos, sobretudo os que vão tratar do “fomento, custeio, receitas e destinação”; da “agricultura, pecuária e piscicultura”, que contabilizam até o momento 36 e 56 inscritos, respectivamente.
Foi reiterada, durante a reunião, a importância de que as entidades parceiras do evento e os comitês de bacia hidrográfica, que possuem reserva de inscrições, não deixem para a última a hora a efetivação de sua participação.
Metodologia – A etapa final do seminário foi precedida por reuniões preparatórias, pela atuação das comissões técnicas interinstitucionais (CTIs), pelos nove encontros regionais no interior e pela consulta pública. Os grupos de trabalho das CTIs formularam 36 propostas, seis para cada uma das temáticas do evento, que foram apreciadas durante a etapa de interiorização. Em cada encontro, foram ainda apresentadas e priorizadas mais 16 novas propostas.
As proposições, agrupadas por tema, serão colocadas em discussão nos respectivos grupos de trabalho também nessa fase. Para facilitar a dinâmica dos procedimentos, foi apresentada pela GPI metodologia que aglutinou as propostas semelhantes, dando a elas nova redação. Àquelas de conteúdos divergentes ou que não se aproximam de outras sugestões não serão aplicadas a mesma lógica.