Secretaria de Educação quer mais alunos em tempo integral
Anúncio foi feito em visita da Comissão de Educação a escolas municipais de São Gonçalo do Rio Abaixo nesta terça (22).
22/09/2015 - 14:28 - Atualizado em 22/09/2015 - 18:43A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, afirmou que a meta do governo é ter 25% dos alunos da rede de ensino fundamental em escolas de tempo integral, em até dez anos. O anúncio foi feito após visita da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a instituições de ensino municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo (Região Central do Estado). A atividade, realizada nesta terça-feira (22/9/15), aconteceu a pedido do deputado Nozinho (PDT).
De acordo com a secretária, a meta faz parte dos planos nacional e estadual de educação, e o que se viu na visita às escolas municipais de tempo integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos e de Vargem Alegre deve servir de exemplo e inspiração para esse desafio. “O que vimos aqui é uma estrutura adequada para receber estudantes não só das cidades, como também das zonas rurais”, disse. Para Macaé Evaristo, é preciso valorizar as boas práticas e estimular a cooperação entre Estado e municípios.
A Escola Municipal Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos foi o principal destino da comissão. Com cerca de 400 alunos, a instituição recebe alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, que contam com quatro refeições, além de atendimento especializado.
A estrutura conta com sala de informática, brinquedoteca, laboratório de ciências, salas de ballet e karatê, biblioteca, horta, oficina de artes plásticas e quadras de esportes. A escola oferece, ainda, serviços de fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e psicopedagogos.
“Investimos em educação para deixar um legado para a nossa cidade. Nossa intenção é que toda a rede municipal seja de tempo integral e, para isso, destinamos 29% do nosso orçamento às nossas escolas”, afirmou o prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho.
PEC propõe metade dos alunos do Estado em tempo integral
O deputado Nozinho destacou que o exemplo de São Gonçalo do Rio Abaixo deve ser replicado para a rede estadual de ensino. Um dos autores da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 30/15, que dispõe sobre a garantia de educação pelo poder público, o parlamentar quer que 50% dos alunos do ensino fundamental estudem em tempo integral. “Viemos conhecer esse modelo bem-sucedido e mostrar à secretária de Educação os resultados obtidos”, salientou o parlamentar. Na ALMG, a PEC aguarda designação de comissão especial para analisá-la.
Ao final, o presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (PT), se disse satisfeito com o que viu. Em sua opinião, é importante compartilhar experiências exitosas como a de São Gonçalo do Rio Abaixo, que usa verbas provenientes da mineração para a educação. “Esses recursos estão sendo revertidos em benefícios permanentes. Infelizmente, outras cidades mineradoras não fazem isso”, lamentou. Para o parlamentar o modelo deve ser copiado.