O relator opinou pela aprovação na forma do substitutivo nº 1, da CCJ

Qualificar servidores em linguagem para surdos recebe aval

Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência também aprovou realização de duas audiências públicas e uma visita técnica.

22/09/2015 - 20:40

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta terça-feira (22/9/15), parecer favorável ao Projeto de Lei 1.015/15, do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que dispõe que o Estado qualificará servidores para o atendimento a pessoas com deficiência auditiva utilizando recursos financeiros provenientes do Tesouro estadual, de repasses do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e de convênios com instituições nacionais e internacionais. O relator, deputado Bonifácio Mourão (PSDB), opinou pela aprovação na forma do substitutivo nº 1, apresentado anteriormente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A proposição acrescenta dispositivos à Lei 10.379, de 1991, que reconhece oficialmente, no Estado, como meio de comunicação objetivo e de uso corrente, a linguagem codificada na língua brasileira de sinais (Libras). Em sua forma original, determina, ainda, que cópia da lei será afixada, em local visível, nas repartições públicas voltadas para o atendimento externo.

A Lei 10.379 já determina que, nas repartições públicas, haja profissionais capazes de utilizar a Libras para atendimento ao público externo, e que a mencionada linguagem constará no currículo da rede estadual de ensino.

O substitutivo da CCJ limita o conteúdo do projeto original. A proposição passa a inserir parágrafo único ao artigo 2 da lei, determinando que o Estado qualificará servidores públicos estaduais para o atendimento ao disposto no projeto. Retira, portanto, a definição dos recursos e a obrigatoriedade de afixar cópias. O projeto será encaminhado à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) para receber parecer, antes de seguir para o Plenário.

Requerimentos – Também foram aprovados na reunião requerimentos para a realização de duas audiências públicas e uma visita. De autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), a primeira audiência proposta tem por finalidade debater, com o médico Drauzio Varella, a importância de políticas de atenção à pessoa com deficiência.

A outra audiência, proposta pelo presidente da comissão, Duarte Bechir (PSD), e os deputados Dalmo Ribeiro Silva e Bonifácio Mourão, terá por objetivo tratar, em conjunto com a Comissão de Saúde, da criação de centros de atenção à pessoa com transtorno do espectro autista. Os três deputados querem que as duas comissões façam uma visita técnica à Secretaria de Estado de Saúde, para tratar desse mesmo assunto.

Consulte o resultado da reunião.