Comissão de Direitos Humanos debate saúde na adolescência
Discussão com especialistas sobre importância de manter hábitos saudáveis nessa fase da vida será nesta sexta (18).
17/09/2015 - 15:43 - Atualizado em 17/09/2015 - 17:52Debater a saúde na adolescência. Esse é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove nesta sexta-feira (18/9/15), a partir das 14 horas, no Auditório. O requerimento para a discussão é do deputado Cristiano Silveira (PT), presidente da comissão.
Segundo o parlamentar, o tema é bastante atual, já que no mundo hiperconectado de hoje os jovens e seus pais pouco se preocupam em manter hábitos saudáveis nessa fase da vida em que o corpo ainda está em formação. Ainda de acordo com ele, na reunião serão discutidas, especialmente, questões relativas à gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis entre as pessoas dessa faixa etária. “Sabemos que ações preventivas são mais baratas. Mas o principal é termos adolescentes saudáveis e bem instruídos”, afirma.
A partir da audiência pretende-se sugerir que a promoção da saúde preventiva do adolescente seja assegurada no sistema público de saúde, executada em parceria com o sistema de educação de modo assertivo.
Convidados – Foram convidados para a audiência os secretários de Estado de Saúde, de Educação e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, respectivamente Fausto Pereira dos Santos, Macaé Evaristo e Nilmário Miranda; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotora Paola Domingues Botelho Reis de Nazareth; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte, Márcia Cristina Alves; a fundadora e a presidente da AMA, respectivamente Karla Cristina Mancini da Silva e Marília de Freitas Maakaroun; o idealizador do projeto Papo Reto, Hugo Pirez; a fundadora do projeto Tecendo Redes de Mobilização com a Juventude, Miryam Elizabeth Zárate Galvês Morais; o professor da Escola Aberta de Mobilizador Social do Taquaril, Wilson Wagner Brandão Ribas; e, ainda, Adriana Alves Santos Cardoso, mãe de um adolescente.
Congresso discute educação para a paz
A audiência integra a programação do 1º Congresso Latino-Americano da Adolescência. Com o tema "Educação para a paz em tempos de violência: Reinventando as relações na família e na sociedade", o evento vai reunir autoridades e especialistas em painéis e mesas redondas no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG) na sexta (18) e sábado (19). O congresso é promovido pela Associação Mineira de Adolescência (AMA) com o apoio da ALMG.
A reunião também marca a abertura oficial das atividades do 1º Congresso Latino-Americano de Adolescência. Com o tema "Educação para a paz em tempos de violência: Reinventando as relações na família e na sociedade", o evento vai reunir autoridades e especialistas em painéis e mesas redondas no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG) na sexta (18) e sábado (19). O congresso é promovido pela Associação Mineira de Adolescência (AMA) com o apoio da ALMG.