Inácio Franco homenageou os 156 anos da emancipação política e administrativa de Pará de Minas
João Leite rechaçou acusações de golpismo atribuídas ao seu partido, o PSDB
Celise Laviola apresentou dados de levantamento feito pela Secretaria de Defesa Social
Durval Ângelo reforçou a importância de manifesto divulgado em apoio à presidente Dilma
Doutor Jean Freire abordou os malefícios do plantio de eucalipto no Jequitinhonha

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 17/9/15

Entre os temas abordados pelos deputados estão aniversário de Pará de Minas e Aimorés e a monocultura do eucalipto.

17/09/2015 - 18:09 - Atualizado em 17/09/2015 - 19:26

Pará de Minas
O deputado Inácio Franco (PV) homenageou os 156 anos da emancipação política e administrativa de Pará de Minas (Região Central do Estado), a serem comemorados no dia 20 de setembro. Segundo ele, esta é uma data muito importante para os 91 mil habitantes da cidade. “Chama atenção o afeto da população da cidade por sua terra. Dois símbolos, a bandeira e o hino, reforçam a fé e o trabalho de sua gente e são admirados com orgulho e emoção por todos os pará-minenses”, destacou. O parlamentar lembrou ainda que a cidade é celeiro de pessoas ilustres e talentos, citando como expoentes, entre outros, Benedito Valadares, na política, e Benjamin de Oliveira, primeiro palhaço negro do Brasil. Ele traçou ainda um panorama da economia e das atrações da cidade, destacando os alunos do Senai que foram campeões mundiais da Olimpíada do Conhecimento. “A cidade é habitada por pessoas acolhedoras, solidárias e empreendedoras. Suas famílias são sua maior riqueza”, disse.

 

Impeachment
O deputado João Leite (PSDB) criticou a atuação dos integrantes do Partido dos Trabalhadores, que querem, segundo ele, assumir a autoria de tudo de bom no País. “Eles acham que descobriram o Brasil. Vão começar tudo de novo”, criticou. Segundo o deputado, tal comportamento levou o Executivo estadual, em iniciativa inédita, a vetar projeto de própria autoria, que havia sido aprovado. Ele rechaçou ainda acusações de golpismo atribuídas ao PSDB, já que um fundador do PT pediu o impeachment da presidente Dilma Rousseff. “Se tem alguém de esquerda neste País é o jurista Hélio Bicudo. Até a esquerda pede o impeachment da presidente. Estou esperando também que alguém da esquerda peça logo o impeachment do governador”, destacou. Por fim, o parlamentar denunciou investimentos feitos pelo Governo Federal em outros países em detrimento de obras como a duplicação da BR-381. Em aparte, o deputado Bonifácio Mourão (PSDB) lamentou que a duplicação da BR vai parar a 70 quilômetros de Governador Valadares (Vale do Rio Doce).

 

Segurança pública
A deputada Celise Laviola (PMDB) destacou levantamento feito pela Secretaria de Estado de Defesa Social que aponta redução na maioria dos índices de crimes violentos entre janeiro e julho de 2015. Segundo ela, a redução de homicídios, estupros e sequestros precisa ser comemorada. Ela atribuiu essa boa notícia ao trabalho do titular da pasta e sua equipe. Em aparte, o deputado Rogério Correia (PT) rebateu críticas ao seu partido feitas em pronunciamento anterior, atribuindo-os a ressentimentos de representantes das elites que ainda persistem mesmo após a derrota nas eleições do ano passado. “Sempre que um governo popular ganha a eleição no Brasil, a elite vem logo depois tentar derrubar. Querem manter o estado de corrupção no Brasil sem levar em conta a vontade soberana do povo expressa no voto”, afirmou. O parlamentar leu ainda trechos do manifesto “Minas contra o Golpe”, assinado por deputados do Bloco Minas Melhor.

 

Voto popular
O deputado Durval Ângelo (PT) lamentou problemas causados pela monocultura do eucalipto no Vale do Jequitinhonha. Na sequência, também rebateu críticas ao seu partido feitas em pronunciamento anterior, lembrando que o regime político em vigor no Brasil é o presidencialismo, não o parlamentarismo, no qual o titular máximo do governo é escolhido pelo voto popular. A destituição de um presidente, segundo ele, só é possível se ficar provado ato de improbidade administrativa, o que não é o caso da presidente, que acaba de reconduzir ao cargo o procurador-geral da República para investigar a fundo a corrupção. “Quem quer ser presidente que ganhe no voto, pois não dá para achar que o voto dos mais pobres vale menos”, disse. Ao reforçar a importância de manifesto divulgado em apoio à presidente, ele minimizou as pesquisas de popularidade. Em aparte, o deputado Rogério Correia lembrou denúncias levantadas contra o candidato à Presidência derrotado nas últimas eleições.

 

Aimorés
Os 100 anos da emancipação política de Aimorés (Vale do Rio Doce) foi o tema abordado pelo deputado Doutor Jean Freire (PT). Para o parlamentar, “é uma felicidade imensa compartilhar esse momento com os moradores da região”. Em aparte, a deputada Celise Laviola reforçou as palavras do colega, parabenizando o discurso em homenagem à cidade, conhecida como “Princesinha do Vale”. Os malefícios do plantio de eucalipto no Vale do Jequitinhonha também foram abordados pelo parlamentar. “Em algumas cidades, temos água para o eucalipto, mas não temos para o consumo humano, como é o caso de Chapada do Norte”, apontou. Segundo o deputado, muitas empresas não possuem autorização para explorar eucalipto na região. Ele lembrou ainda que um jovem migrante foi atropelado recentemente por uma carreta que transportava eucalipto. Por fim, Doutor Jean Freire também lamentou o tom de ressentimento da oposição com a presidente Dilma, passado quase um ano das eleições.

 

Consulte os pronunciamentos realizados em reuniões de Plenário.