O presidente da Emater pediu aos deputados a viabilização de emendas parlamentares para que sejam executadas políticas públicas para a agropecuária

Emater pede apoio da ALMG por meio de emendas parlamentares

Comissão visitou a instituição nesta terça-feira (15) para conhecer demandas do setor agropecuário.

15/09/2015 - 13:24 - Atualizado em 15/09/2015 - 14:46

O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-MG), Amarildo Kalil, solicitou aos deputados da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que sejam viabilizadas mais emendas parlamentares à instituição para execução de políticas públicas para o segmento. O pedido foi feito em visita realizada nesta terça-feira (15/9/15), solicitada pelos deputados Fabiano Tolentino (PPS), Emidinho Madeira (PTdoB), Inácio Franco (PV), Nozinho (PDT) e Rogério Correia (PT).

De acordo com gestor da Emater, uma das ações da empresa é a compra de insumos e equipamentos com recursos financeiros recebidos por meio de emendas parlamentares. Os repasses dos valores ampliam, ainda segundo ele, a capacidade de atuação da empresa, que oferece serviços continuados em todas as regiões de Minas. “Somos uma ferramenta de gestão do Estado, por estarmos presentes em 790 cidades. O retorno é garantido, uma vez que todas as emendas recebidas pela empresa foram implantadas”, garantiu.

O presidente da Emater destacou aos deputados, também, que o orçamento da instituição conta com apenas 6% dos seus recursos provenientes da União e que os Estados e municípios arcam com a maior parte do total. “O Governo Federal precisa se aproximar do produtor rural e queremos que a Assembleia nos apoie nessa luta”, disse.

O presidente da comissão, deputado Fabiano Tolentino, destacou a importância do estreitamento das relações entre o Legislativo e a Emater. Para ele, o segmento agropecuário vem sustentando a economia mineira, por isso o Governo do Estado precisa aumentar seu investimento nessa área. “O setor produz e emprega muito. Trabalharemos para estimular novas políticas públicas para o produtor rural”, salientou.

Parlamentar quer parceria nos segmentos do café e da pesca

Na visita, o vice-presidente da comissão, deputado Emidinho Madeira, lamentou o que chamou de abandono do homem do campo. Para ele, faltam informação e orientação para que o produtor rural possa valorizar seu trabalho. Ao presidente da Emater, solicitou que a instituição apoie um consórcio que será criado em benefício do cafeicultor, assim como os piscicultores do Sul do Estado, que estariam sem produzir por falta de recursos. “O governo precisa salvar a Bolsa Verde”, disse, referindo-se ao incentivo pago aos produtores rurais que contribuem para a preservação ambiental.

O deputado Inácio Franco valorizou a importância da Emater, pela sua capilaridade. Segundo ele, as prefeituras têm enfrentado dificuldades financeiras, mas o produtor rural precisa ser apoiado. “E quem faz isso é a Emater. O homem do campo tem necessidade de orientação técnica, que é a especialidade da instituição”, explicou.

Ao final, o deputado Nozinho também valorizou a integração entre a ALMG e a Emater, por entender que o agronegócio é o segmento que vem mantendo a economia do Estado.

Emater – A empresa tem 66 anos de história e conta com aproximadamente 2 mil funcionários. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, está presente em cerca de 800 municípios, atendendo 400 mil famílias de agricultores todos os anos.

Consulte o reusltado da visita.