Presidente da ALMG é homenageado com a Medalha JK
Deputado Adalclever Lopes destaca a importância da união nacional e coloca MG como exemplo de harmonia entre os Poderes.
12/09/2015 - 12:12 - Atualizado em 14/09/2015 - 11:32A cooperação entre os Poderes do Estado foi destacada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), durante seu discurso na cerimônia de entrega da Medalha JK, realizada neste sábado (12/9/15) em Diamantina (Região Central do Estado). “Minas Gerais tem vivido um momento excepcional de harmonia entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, dando um exemplo necessário da busca do entendimento em função do bem comum”, afirmou.
Ao falar sobre a necessidade de maior entendimento entre as instituições governamentais no atual cenário político nacional, o parlamentar, agraciado com a Grande Medalha, destacou o papel de Juscelino Kubitschek na integração do Brasil. Desde os tempos de prefeito de Belo Horizonte, tendo como marco a construção da Pampulha, passando pelo período como governador mineiro, até a inauguração de Brasília. “Nesta etapa difícil de nossa história, para que possamos retomar a rota do crescimento, precisamos urgentemente observar a lição de Kubitschek, advinda do entedimento e do consenso”, destacou o presidente Adalclever Lopes.
Além do presidente da ALMG, também foram agraciados o 1°-secretário da ALMG, deputado Ulysses Gomes (PT); o líder do Governo, deputado Durval Ângelo (PT); o líder do Bloco Minas Melhor, deputado Rogério Correia (PT); os deputados Doutor Wilson Batista (PSD), Doutor Jean Freire (PT), Fábio Avelar Oliveira (PTdoB), Gilberto Abramo (PRB), João Alberto (PMDB) e Roberto Andrade (PTN). Também foram homeagenados a deputada Celise Laviola e o deputado Iran Barbosa (ambos do PMDB), que não compareceram à cerimônia.
Governador pede ajuda aos cidadãos para superar crise nacional
Em sintonia com a fala do presidente da ALMG, o governador Fernando Pimentel destacou o papel de Minas para a superação dos problemas políticos nacionais. Ele ainda criticou aqueles que anseiam por uma ruptura na política nacional. “Devemos aprender com a intolerância que vitimou JK e as injustiças a ele cometidas. Tudo isso serve de alerta para aqueles que pregam a ruptura da ordem democrática e flertam com o autoritarismo”, criticou.
Pimentel ainda destacou o papel de Juscelino Kubitschek no desenvolvimento de Minas Gerais. “Na Prefeitura de Belo Horizonte, no Governo do Estado e na Presidência da República, JK deixou marcas. A criação da Cemig é uma delas. Acabamos de celebrar oito milhões de ligações de energia e a marca foi atingida com uma ligação aqui em Diamantina”, comemorou.
O prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeira Hugo, pediu melhorias para a região de Diamantina. Entre elas, a reforma da MG-220, a retomada dos voos regulares para a cidade, a mudança na definição de micro e macro regiões na área da saúde e a ampliação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).
Medalha – A Medalha JK foi instituída pela Lei 11.902, de 1995, e homenageia personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural que contribuem para o desenvolvimento do Estado. A cerimônia de entrega da honraria, dividida em "Grande Medalha" e "Medalha de Honra", é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente JK, nascido em 1902.
A escolha dos homenageados é feita por um conselho composto de representantes da ALMG, do Tribunal de Justiça, da Prefeitura de Diamantina, da Casa de Juscelino, do Instituto JK e da família do ex-presidente. Cada um dos seis membros pode indicar até dez agraciados, e o restante das indicações é feita pelo governador do Estado, que também compõe o conselho. Atualmente, o presidente da Assembleia é o presidente do Conselho da Medalha, que neste ano, selecionou 86 personalidades para serem graciadas com a honraria.