O PL 1.478/15 propõe a criação de programas de fomento à dança em Minas Gerais

Parlamentares discutem políticas públicas de fomento à dança

Comissão de Cultura vai debater o Projeto de Lei 1.478/15, que tramita na ALMG e trata desse assunto.

11/09/2015 - 12:10

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará uma audiência pública sobre o Projeto de Lei (PL) 1.478/15, do deputado Roberto Andrade (PTN), que propõe a criação de programas de fomento à dança em Minas Gerais. A reunião, que foi requerida pelo deputado Bosco (PTdoB), presidente da comissão, e também pelo autor da proposição, será realizada na próxima quarta-feira (16/9/15), às 16 horas, no Teatro.

Para o deputado Bosco, a dança e as artes cênicas, de uma forma geral, são as mais antigas expressões artísticas que se têm registro, devido a suas propriedades comunicacionais que foram fundamentais para o processo de civilização do homem, bem como sua associação aos ritos religiosos desde os primórdios da humanidade. “Precisamos reconhecer e valorizar essa importante expressão cultural em nosso Estado, através da realização deste debate, que visa à criação e ao aperfeiçoamento de políticas públicas de fomento à dança em Minas Gerais”, enfatizou o parlamentar.

Para o deputado Roberto Andrade, embora Belo Horizonte tenha a fama de trazer grandes espetáculos, a dança não tem recebido a devida atenção do poder público. “Este setor recebe poucos incentivos, principalmente no interior do Estado, onde o apoio público praticamente não chega e, quando chega, é insuficiente. As atuais leis de incentivo não contribuem para o desenvolvimento dessa arte cênica, que muitas vezes é preterida pelo teatro, que é capaz de angariar mais recursos por parte dos produtores culturais”, justificou.

Convidados - Foram chamados para a audiência o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo de Araújo Santos; o membro do Conselho Estadual de Cultura, Alexandre José Molina; o presidente da Cooperativa de Dança de São Paulo, Sandro Borelli; o diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte – Ceacen, Leonardo Lessa; a diretora do Fórum Internacional de Dança (FID), Adriana Perrela Matos; a representante de Grupos e Artistas Profissionais do Interior de Minas Gerais -Viçosa, Patrícia Machado Coelho Lima; o representante de Grupos e Artistas Profissionais do Interior de Minas Gerais – Ipatinga, Wenderson Godoi; e a integrante da diretoria da Associação Cultural Dança Minas, Maria Regina Fagundes Amaral.