Segundo Iran Barbosa, Minas Gerais pode receber a instalação da maior usina solar da América Latina
Paulo Lamac falou sobre a proposta de eleições diretas para diretores escolares e o pagamento do piso nacional da educação
Cabo Júlio rebateu notícia que afirmava que o governo não pagaria o prêmio de produtividade aos servidores
Cristiano Silveira falou sobre imagens de policial imobilizando índia em Montes Claros, durante o Grito dos excluídos

Oradores - Reunião Ordinária de Plenário de 8/9/15

Deputados da base falam sobre propostas do governo nas áreas de energia, educação e segurança.

08/09/2015 - 19:22

Energia solar
O deputado Iran Barbosa (PMDB) comunicou que, após o leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica realizado na última semana, Minas poderá receber a instalação da maior usina solar da América Latina. Segundo ele, isso só foi possível após mudanças na deliberação normativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Essa norma, afirma Iran, exigia que as empresas participantes do leilão apresentassem, no início do projeto, Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima), o que dificultava a participação de usinas, já que os estudos demoram cerca de um ano para ficarem prontos. Iran afirmou que o empreendimento em Pirapora (Norte de Minas) é orçado em R$ 1,5 bilhão e gerará 2 mil empregos. O parlamentar também ressaltou a capacidade da usina de gerar 18% da energia solar de toda a América Latina, 360 megawatts e 120% a mais que a capacidade da hidrelétrica de Três Marias (Região Central do Estado). “Em Pirapora, serão 800 hectares de área coberta de painéis solares”, disse. O deputado agradeceu ao promotor Geraldo Ferreira da Silva, ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Sávio Souza Cruz, e ao governador Fernando Pimentel.

 

Educação
O deputado Paulo Lamac (PT) destacou conquistas do Governo do Estado na área da educação, como a proposta de eleições diretas para diretores escolares e o pagamento do piso nacional da educação. Ele, porém, ressaltou que o setor demanda muito mais até que tenha capacidade de oferecer uma formação que realmente dignifique o cidadão. Sobre as eleições nas escolas, ele salientou que a Comissão de Educação, a qual preside, fará a discussão sobre esse processo de democratização, incluindo questões como quem pode concorrer e quem deverá votar. Lamac afirmou que em Belo Horizonte já são realizadas eleições diretas nas escolas municipais. Ele lembrou que participou da primeira reunião da secretária de Educação, Macaé Evaristo, com diretores escolares e ficou impressionado com o medo dos professores de exporem seus problemas, reflexo da postura repressora do governo anterior. Em apartes, os deputados Rogério Correia e Durval Ângelo, ambos do PT, lembraram o acordo entre professores e governo e ressaltaram a importância do investimento na educação.

 

Nomeações
Durante seu pronunciamento, o deputado Cabo Júlio (PMDB), rebateu a notícia veiculada pelo jornal O Tempo na última terça-feira (3). Segundo ele, a matéria afirmava que o Governo do Estado não pagaria o prêmio de produtividade aos servidores e não faria novas nomeações. Ele destacou que o Diário Oficial da quarta-feira (4) desmentiu a publicação, já que 1.500 professores foram nomeados. “Nós que estamos na labuta há muito tempo, aprendemos que não podemos considerar a matéria no jornal como verdade absoluta”, disse. Segundo o parlamentar, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, afirmou a ele que todos os concursos e nomeações em andamento continuarão sendo executados. Cabo Júlio falou também sobre a força-tarefa organizada pela inteligência da polícia para identificar bandidos que atacam militares. Em aparte, o deputado Rogério Correia informou aos servidores da educação que tudo que foi acordado será cumprido; que no mês passado foram nomeados 1.500 concursados; e que no próximo mês mais nomeações serão divulgadas.

 

Denúncias
As denúncias do excesso do uso da força por policiais militares em manifestações têm preocupado o deputado Cristiano Silveira (PT). Além da denúncia nas manifestações contra o aumento da passagem em Belo Horizonte, ele disse ter ficado chocado ao receber imagens de um policial imobilizando uma índia que é estudante de direito em Montes Claros (Norte de Minas), no Grito dos excluídos. “Nós vamos pedir que a corregedoria possa investigar”, disse. Em aparte, o deputado Dirceu Ribeiro (PHS) prestou homenagem ao ex-deputado estadual José Pires da Luz que, no último dia 31 de agosto, completaria 100 anos de vida. Em outro aparte, o deputado João Vitor Xavier (PSDB) denunciou o fechamento do Hospital São João de Deus, em Santa Luzia (Região Metropolitana de Belo Horizonte), que teria sido causado pela má gestão da prefeitura. Também em aparte, o deputado Sargento Rodrigues (PDT) disse que a Comissão de Segurança Pública aprovou requerimento para averiguar a denúncia de abuso policial contra a índia em Montes Claros. Acrescentou que a imobilização da pessoa pode servir para que a Polícia Militar não utilize outros meios mais violentos, como armas de fogo e cassetetes.