Comissão vai a Pará de Minas debater avanço das drogas

Serão discutidos os desafios para garantir o tratamento dos dependentes químicos na rede pública de saúde.

04/09/2015 - 12:36

Discutir o avanço do uso de crack em Pará de Minas (Região Central do Estado) é o objetivo da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião, solicitada pelo deputado Antônio Jorge (PPS), presidente da comissão, será na terça-feira (8/9/15), às 10 horas, na Câmara Municipal (Avenida Presidente Vargas, 1.935 - Senador Valadares).

O parlamentar destaca o forte impacto do aumento do consumo de crack nos pequenos municípios. Segundo ele, um levantamento realizado em 2012 pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta a presença das drogas em 90% dos municípios mineiros, sendo o crack o principal entorpecente consumido em 75% das cidades. "Há muitas ações, entre elas o enfrentamento ao fenômeno das drogas, que a sociedade faz muito melhor do que os governos. Ao poder público cabe apoiar e financiar essas ações empreendidas por quem, de fato, pode se dedicar à causa", defende o deputado.

Convidados - Foram convidados para audiência pública o prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio; o presidente da Câmara Municipal, Carlos Roberto Lázaro; os secretários municipais de Saúde, Cléber de Faria Silva; de Assistência e Desenvolvimento Social, Daniel Fioravante Barbosa; e de Educação, Valéria de Assis Mendonça; a presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Neide Maria de Almeida; o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, José Raimundo de Almeida; a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Mariane Melo Aguiar; a psicóloga da Polícia Civil, Shirley Costa de Almeida Amaral; e o coordenador municipal de Saúde Mental, Antônio Carlos Goebel.