A Comissão de Saúde aprovou a realização de quatro audiências públicas

Deputados querem debater saúde pública em Rio Piracicaba

Comissão de Saúde aprova ainda requerimentos para audiências sobre DSTs e câncer, além do SUS no Centro-Sul do Estado.

26/08/2015 - 17:34

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, na tarde desta quarta-feira (26/8/15), a realização de quatro audiências públicas. De autoria do presidente da comissão, deputado Arlen Santiago (PTB), um desses requerimentos prevê reunião sobre a situação da saúde pública no município de Rio Piracicaba (Região Central do Estado).

Segundo o parlamentar, a solicitação atende ao prefeito Gentil Alves Costa, que ressaltou a situação gravíssima do atendimento público em saúde no município. Gentil Costa pediu a ajuda da Assembleia para uma ação conjunta com os parlamentares que minimize o problema.

Também de autoria do mesmo deputado, outra reunião pretende discutir a pauta de reivindicações do Movimento Fórum Minas ONGs/Aids. A entidade luta por políticas públicas de assistência, promoção da saúde e ações de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST), HIV/Aids e hepatites virais, em conjunto com organismos governamentais de enfrentamento dessas epidemias.

Por último, Arlen Santiago solicitou audiência pública para ouvir representantes da Associação Ação Solidária às Pessoas com Câncer (Aspec) sobre o trabalho realizado por esta instituição. Com sede em Belo Horizonte, a associação aguarda o título de utilidade pública por meio do Projeto de Lei (PL) 1.553/15, do deputado Paulo Lamac (PT).

Outro requerimento aprovado pela comissão, de autoria dos deputados Antônio Jorge (PPS) e Glaycon Franco (PTN), debaterá temas relacionados às políticas de saúde na macrorregião de saúde Centro-Sul do Estado.

Consulte o resultado da reunião.