Comissões vão debater restauração de escola de Sabará
Escola Estadual Paula Rocha foi interditada para reforma, mas projetos de restauração ainda não foram aprovados.
21/08/2015 - 17:27A restauração da Escola Estadual Paulo Rocha, em Sabará, será tema de reunião conjunta das Comissões de Assuntos Municipais e Regionalização e de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (24/8/15). A audiência, solicitada pelo deputado Wander Borges (PSB), será às 14 horas, no Auditório.
A sede da instituição, um prédio de arquitetura neoclássica construído em 1925, faz parte do centro histórico de Sabará e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2012, a escola foi interditada em razão da decadência do prédio, que estava com goteiras, as paredes deterioradas, os assoalhos soltos e o forro do teto infestado por cupins e pombos.
Segundo informações do gabinete do deputado Wander Borges, a Secretaria de Estado de Educação previu que a reforma custaria cerca de R$ 4 milhões e que poderia ser executada no prazo de um ano e meio. No entanto, até março de 2015, os projetos executivos de restauro não haviam sido aprovados por órgãos de preservação do patrimônio histórico.
Isso vem acarretando dificuldades para o corpo docente e para os cerca de 700 alunos da instituição, que estão divididos em duas turmas, em duas outras escolas da cidade. O acervo da escola também estaria em risco, com o mobiliário armazenado.
Convidados – Foram convidados para a reunião a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo; a presidente e a diretora do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Michele Abreu Arroyo e Soraia Aparecida Martins Faria, respectivamente; e o promotor de Justiça coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Marcos Paulo de Souza Miranda.
Também foram convidados o arquiteto do Iphan em Minas Gerais, Sérgio Fagunde; o diretor-geral do Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop), Flávio Goes Menicucci; e o secretário municipal de Obras de Sabará, Alex Charles Rodrigues.