Presidente da ALMG recebe comitiva japonesa
Representantes da província de Yamanashi querem estreitar laços com Minas Gerais.
19/08/2015 - 20:20Estreitar laços comerciais e de amizade. Esse é o objetivo de visita da comitiva da província japonesa de Yamanashi a Minas Gerais. Eles estiveram na noite desta quarta-feira (19/8/15) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e foram recebidos pelo presidente, deputado Adalclever Lopes (PMDB). Também estavam presentes os deputados Tiago Ulisses (PV), Alencar da Silveira Jr. (PDT) e Leonídio Bouças (PMDB). A comitiva japonesa ficará no Estado até a próxima sexta-feira (21).
O presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes, disse aos japoneses que Minas Gerais é o melhor Estado do País para se viver e se investir, frisando que pretende, quando possível, retribuir a visita. “Sejam muito bem-vindos e agradecemos a visita. Queremos, quando possível, também conhecer o país de vocês e levar nossos investidores lá”. O parlamentar falou aos visitantes também a respeito do minério de ferro, principal mercadoria do Estado, e do café mineiro, que está sendo exportado do Sul de Minas para a Tailândia.
O vice-governador de Yamanashi, Makoto Yamashita, agradeceu a calorosa recepção e disse que é de interesse da província estreitar os laços do tratado de irmandade, que já existe com Minas Gerais desde 1973. “Geograficamente estamos distantes, mas em nossos corações estamos próximos. Queremos fortalecer e dar continuidade a essa relação. Desejo a vocês prosperidade e que continuemos cooperando em aspectos até então inexplorados por nós”. Os japoneses também manifestaram interesse pela cachaça e pelas carnes mineiras, além de buscarem intercâmbio nas áreas cultural e de esportes.
Após a recepção no Salão Nobre, os deputados acompanharam a comitiva em visita pela Casa. Os japoneses conheceram o Plenário Juscelino Kubitschek e o Memorial da Assembleia de Minas.
Yamanashi – A província fica próxima ao centro de Honshu, principal ilha do Japão. São quase 4.500 km², com população aproximada de 880 mil habitantes. As principais atividades econômicas são a produção de frutas, lapidação e polimento de pedras preciosas, além da produção de artefatos em couro de veado. A principal atração turística da província é o Monte Fuji, vulcão adormecido que é o ícone do Japão e que marca o ponto mais alto do país, com 3.776 metros de altura.