O programa propõe uma reflexão sobre os dados divulgados pelo INEP, com as notas médias obtidas por mais de 15.600 escolas - Arquivo/ALMG

Especialistas discutem o ranking das escolas no Enem 2014

O programa Panorama, da TV Assembleia, vai discutir o assunto nesta terça-feira (18).

17/08/2015 - 12:23

O programa Panorama, da TV Assembleia, desta terça-feira (18/8/15) propõe uma reflexão sobre os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), com as notas médias obtidas por mais de 15.600 escolas de todo o País no último Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2014. Além das notas, o INEP divulgou também o nível socioeconômico dos alunos que fizeram as provas, a formação dos professores e o tempo de permanência dos alunos na mesma escola durante todo o ensino médio.

Participam do Panorama os professores Luciano Mendes de Faria Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” e Maria Alice Nogueira, também da UFMG, que faz parte do Observatório Sociológico Família-Escola.

Uma das principais conclusões dos dois professores entrevistados é de que a divulgação dos dados pelo INEP é muito importante para se fazer um diagnóstico do nível de ensino das escolas do país. “Analisando com critério a combinação dos dados, é possível definir políticas públicas que possam elevar a qualidade do ensino”, diz o professor Luciano Mendes.

No entanto, ambos concordam que as escolas mais bem pontuadas no ranking não devem, necessariamente, ser consideradas como as melhores. “Muitas escolas recebem a matéria-prima praticamente pronta”, afirma Maria Alice Nogueira, chamando a atenção para o fato de que o nível socioeconômico mais alto dos alunos favorece a obtenção de melhores notas.

O programa vai ao ar em três edições, às 8h30min, 19h30min e à 1 da manhã.