Comissão debate formas de incentivo à gastronomia mineira
Reunião na terça-feira (18) vai abordar perspectivas e desafios para desenvolver essa cadeia produtiva.
14/08/2015 - 12:16A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo vai discutir os mecanismos de incentivo à gastronomia mineira, em reunião marcada para esta terça-feira (18/8/15), às 15 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O deputado Agostinho Patrus Filho (PV), autor do requerimento, espera reunir profissionais e representantes de instituições ligadas à gastronomia para debater ideias, sugestões, perspectivas e desafios do setor, com o intuito de alavancar essa cadeia produtiva em Minas Gerais.
Além disso, o parlamentar pretende, com a audiência, aprimorar o Projeto de Lei (PL) 1.618/15, de sua autoria, que visa instituir a Política Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia, cujo objetivo é orientar as ações de governo voltadas ao fortalecimento do setor. O projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça.
“É o momento de lutar pela aprovação de mecanismos legais para estimular a gastronomia, modernizar os processos e agregar valor aos nossos produtos. Vamos avaliar o que já foi feito e o que ainda precisamos fazer para tornar Minas Gerais o melhor destino gastronômico brasileiro”, afirma o deputado, que também é coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, constituída há um ano para reunir esforços pela defesa, preservação e promoção da área, incluindo o tema na agenda das políticas públicas do Estado.
A frente é composta por instituições como Sebrae, CDL-BH, Sistema Fecomércio Minas, Sesc e Senac, Secretarias de Estado de Turismo, de Cultura, de Desenvolvimento Econômico (Exportaminas) e de Agricultura, Associação Mineira da Gastronomia (AMiGa), Prefeitura de Belo Horizonte (Belotur), Abrasel-MG, além de acadêmicos, pesquisadores, produtores e chefs de cozinha. Recentemente, aderiram ao grupo o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário.
Casa da Gastronomia - No início de agosto, durante a última reunião da Frente da Gastronomia Mineira, foi anunciada a autorização para o início da reforma do imóvel que abrigará a Casa da Gastronomia e que vai integrar o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A expectativa é de que o local seja uma ponte de divulgação da culinária mineira, sediando eventos, cursos e troca de experiências na área.
Convidados - Para participar da reunião, foram convidados os secretários de Estado de Turismo, Mário Henrique Caixa; e de Cultura, Ângelo Oswaldo; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões; o diretor-presidente da Codemig, Marco Antônio Soares da Cunha Castello Branco; a analista do Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), Mônica Stela de Alencar Castro; o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), José Fernando de Almeida Júnior; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Bruno Selmi Dei Falci; o presidente da Associação Mineira de Gastronomia, Ivo Faria; o fundador da Conspiração Gastronômica, Eduardo Avelar; o proprietário do Albanos, Rodrigo Ferraz; o chef Eduardo Maya; e o consultor empresarial Edérson Teixeira Campos.