Assembleia Legislativa comemora o Dia do Maçom

Reunião Especial de Plenário, que será realizada na próxima quinta (20), às 20 horas, também vai homenagear entidades.

14/08/2015 - 14:30

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará, na próxima quinta-feira (20/8/15), às 20 horas, Reunião Especial de Plenário em comemoração ao Dia do Maçom. Na reunião, também serão homenageadas três entidades: Grande Oriente do Brasil – Minas Gerais; Grande Oriente de Minas Gerais; e Grande Loja Maçônica de Minas Gerais. A cerimônia foi solicitada pelo deputado Fabiano Tolentino (PPS).

A Grande Oriente do Brasil-Minas Gerais (GOB-MG) é uma instituição maçônica federada à Grande Oriente do Brasil e foi fundada em 12 de setembro de 1944. O GOB-MG conta, atualmente, com 340 lojas jurisdicionadas e comemora, neste ano, 71 anos de atividades. Também criada nessa mesma data, a Grande Oriente de Minas Gerais tem cerca de 200 lojas maçônicas distribuídas no Estado com cerca de 7 mil membros regulares ativos.

No dia 25 de setembro de 1927, foi criada a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais (GLMMG). A atuação da GLMMG, abraçando causas de relevância social, data dos anos 1930, sendo progressivamente ampliada. Em 2014, a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais sediou a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), reunião que congrega todas as grandes lojas do Brasil. No evento, foi lançado o Projeto de Lei de Iniciativa Popular “Corrupção Nunca Mais!”, que visa colher assinaturas para a apresentação do projeto junto à Câmara Federal para criar mecanismos que buscam evitar a prática da corrupção e reduzir a impunidade, reforçando a democracia no País.

De acordo com a história da maçonaria, no dia 20 de Agosto de 1822, foi feita uma reunião entre as lojas de maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", no Rio de Janeiro. Na ocasião, Gonçalves Ledo teria feito um discurso, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano. A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os participantes daquela reunião e registrada em ata. No dia 7 de setembro do mesmo ano, foi proclamada a Independência do País. Dessa forma, estabeleceu-se o dia 20 de agosto como o Dia do Maçom para relembrar essa reunião.