A audiência pública será realizada na Câmara Municipal de Juiz de Fora - Arquivo/ALMG

Comissão discute subutilização do Expominas Juiz de Fora

Situação do centro de convenções é tema de audiência pública no município na próxima segunda-feira (17).

10/08/2015 - 14:49

Discutir a subutilização do Centro de Convenções de Juiz de Fora (Expominas) é o objetivo de audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) a ser realizada na próxima segunda-feira (17/8/15), às 10 horas, na maior cidade da Zona da Mata. A reunião será na Câmara Municipal (Rua Halfeld, 955 - Centro) e foi solicitada pelo deputado Antônio Jorge (PPS).

Segundo o parlamentar, os motivos para a subutilização do Expominas Juiz de Fora são vários, dentre eles o modelo de gestão e a distância do centro da cidade, onde está instalada a maior parte do setor hoteleiro e de serviços. “É urgente a necessidade de mudança do modelo de gestão. É preciso profissionalizar a captação de eventos nacionais de grande porte. Acredito que iniciativas como essas poderão fazer de Juiz de Fora um polo de turismo de negócios, gerando oportunidades de desenvolvimento”, afirmou.

Para o parlamentar, na audiência pública será possível envolver todos os segmentos representativos da cidade, com o objetivo de encontrar caminhos que resultem na otimização do espaço. “Apesar de Juiz de Fora ser uma cidade com grande capital intelectual e de dispor de um setor produtivo expressivo, o espaço ainda não tem o aproveitamento esperado. A subutilização do Expominas é notória. O espaço gera custo fixo para o Estado sem oferecer quase nenhum retorno para o município”, lamenta o parlamentar.

O Expominas Juiz de Fora, erguido em terreno de mais de 125 mil metros quadrados, custou ao Governo do Estado e à Codemig R$ 47,6 milhões em 2006. O centro de convenções dispõe de espaço multiuso, com completa infraestrutura para receber exposições, feiras, congressos e convenções. Sua estrutura permite receber até 13 mil pessoas e possibilita a realização de até seis eventos simultaneamente.

Convidados – Foram chamados a participar da reunião o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira; o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Cabreira de Mattos; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda, André Luiz Zuchi da Conceição; a presidente do Conselho Municipal de Turismo, Danielle Feyo; o presidente da Regional Zona da Mata da Fiemg, Francisco José Campolina Martins Nogueira; o diretor-presidente da Codemig, Marco Antônio Soares da Cunha Castello Branco; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora, Marcos Tadeu Andrade Casarin; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, Aloísio José Vasconcelos Barbosa; o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares de Juiz de Fora, João José Ferreira Alves; o presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora, Emérson Beloti de Souza; o presidente do Convention Bureau de Juiz de Fora e Região, Cássio Elízio de Resende; a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Juiz de Fora), Carla Simone Pires da Silva; o diretor-superintendente da Fundação Museu Mariano Procópio, Jorge Douglas Fasolato; o coordenador do curso de Turismo da UFJF, Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior; e a coordenadora do curso de Turismo da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora, Annaelise Machado.