Comissões discutem aumento da criminalidade em Ouro Branco

Audiência será realizada na cidade da Região Central do Estado na sexta-feira (7), às 9h30, na Câmara Municipal.

31/07/2015 - 11:24

Com o objetivo de debater o aumento da criminalidade em Ouro Branco, as Comissões de Segurança Pública e de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vão realizar uma audiência pública na próxima sexta-feira (7/8/15), na cidade da Região Central do Estado. A reunião será às 9h30, na Câmara Municipal (Praça Sagrados Corações, 200, Centro).

Segundo o autor do requerimento que deu origem à reunião, deputado Fred Costa (PEN), que preside a Comissão de Assuntos Municipais, os moradores estão vivenciando uma crescente criminalidade em Ouro Branco. "Até dezembro do ano passado, a Polícia Militar contava com apenas duas viaturas na cidade para fazer a segurança e, claramente, isso não era suficiente. Estudantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), no campus situado no município, estão sofrendo com o terror desses assaltos e precisamos encontrar soluções para combater esta onda de violência", salientou.

De acordo com informações do site da Prefeitura de Ouro Branco, em dezembro de 2014, foram definidas como estratégias de combate à criminalidade no município a criação de cargos para o ingresso de servidores e o estabelecimento da Guarda Municipal, a ampliação das câmaras do Olho Vivo. Também estão previstos projetos para a construção de três portais, que contarão com tecnologia de monitoramento, na divisa entre Ouro Branco e Congonhas, na saída para Ouro Preto e em Carreiras.

Participantes: Foram convidadas para a audiência pública a prefeita de Ouro Branco, Maria Aparecida Junqueira Campos; o vice-prefeito do município, Veronez Palomar Vargas Bueno; a presidente da Câmara Municipal, Branca de Castilha de Souza Cunha; o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana de Vasconcellos; e o juiz de direito da Comarca de Ouro Branco, Felipe Alexandre Vieira Rodrigues.

Também foram chamados o promotor de Justiça da Comarca de Ouro Branco, José Lourdes de São José; o delegado titular de Polícia Civil da cidade, Marcelo Fonseca Prado; a delegada de Polícia Civil de Ouro Branco, Candida Paula Junqueira de Assis; o capitão da Polícia Militar Juliano Brandão; e o tenente André Luiz Resende.