Assembleia Debate discute guerra fiscal
Programa da TV Assembleia desta sexta (17) debate disputa em torno do ICMS arrecadado pelos Estados.
16/07/2015 - 15:34 - Atualizado em 16/07/2015 - 16:41Os governos têm autonomia para estabelecer regras de cobrança, respeitando as previsões da lei. Para evitar distorções, os convênios que concedem e revogam benefícios precisam passar pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne o ministro da Fazenda e os secretários de Estado da área. Mas, muitas reduções têm sido feitas sem essa regulamentação e, diante dos governos que já adotam alíquotas mais baixas (facilitando a instalação de empresas), outros reclamam de concorrência desleal e de perda de investimentos. O programa Assembleia Debate desta sexta-feira (17/7/15) vai falar sobre a guerra fiscal em torno do ICMS, imposto arrecadado pelos Estados e pelo Distrito Federal.
Assista aos últimos vídeos do programa Assembleia Debate
Consulte a sintonia da TV Assembleia na sua cidade
Os convidados do programa da TV Assembleia, que vai ao ar às 21 horas, são os deputados Lafayette de Andrada (PSDB), Roberto Andrade (PTN) e Noraldino Júnior (PSC). Eles debatem os impactos da guerra fiscal em Minas Gerais, sobretudo no caso da Zona da Mata, região que faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro e sofre com alíquota do ICMS reduzida permitida nos municípios fluminenses.
Para tentar alavancar a tão falada reforma do ICMS, que incide sobre a movimentação de produtos no mercado interno e sobre serviços de comunicação e transporte interestadual e intermunicipal, o Governo Federal editou uma Medida Provisória para a crianção de dois fundos: um para compensar os Estados por futuras perdas com o tributo e outro para alavancar investimentos. A ideia é conjugar a medida a propostas que tramitam no Senado, sendo a principal delas a de padronização do ICMS à alíquota de 4%, em todo o Brasil.
Reprises – O Assembleia Debate será reprisado ao sábado (18), às 21 horas; domingo (19), às 13 horas; segunda-feira (20), às 23 horas, além de quarta-feira (22) e quinta-feira (23), às 21 horas.